O setor de televisão por assinatura do país contará com mais um canal de notícias a partir do segundo semestre. Trata-se da CNN Brasil, que surge a partir do licenciamento feito pelo grupo liderado pelo empresário Rubens Menin e o jornalista Douglas Tavolaro. Com o novo desafio, Tavolaro se desligou do cargo de vice-presidente de jornalismo da Record TV nesta segunda-feira, 14.
Além de marcar presença no line up das principais operadoras de TV, a CNN Brasil promete ser ativa em ambiente online. “Canal de notícias multiplataforma” é a forma pela qual o projeto é definido por seus idealizadores. Para isso, a marca tende a seguir os passos da empresa responsável pelo licenciamento no âmbito nacional. A CNN norte-americana conta, por exemplo, com perfis em Facebook, YouTube, Twitter e Instagram — além de site oficial.
Com o acordo com a CNN International Commercial (CNNIC), a futura emissora hard news do Brasil contará com os conteúdos produzidos pelas mais diversas praças do conglomerado de mídia espalhadas pelo mundo. O acordo, no entanto, prevê a manutenção das operações da CNN International e a CNN en Español. Comunicado enviado à imprensa informa que as duas divisões não fazem parte do negócio selado para o mais novo negócio.
A chegada da CNN Brasil deve movimentar o mercado da comunicação do país. Informações dão conta de que a empresa pensa em contar com ao menos 400 jornalistas em sua estreia. Apuração da reportagem do Portal Comunique-se indica que o processo seletivo será aberto ao decorrer das próximas semanas. Além de comunicadores, a lista de vagas contemplará profissionais de parte técnica e administrativo. A ideia principal é “recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção”.
Sob comando de Rubens Menin e Douglas Tavolaro, a CNN Brasil visará a produção de conteúdo informativo. Vinte e quatro horas por dia. Sete dias por semana. Para isso, o projeto terá redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Fora o espaço na TV por assinatura e nas mídias digitais, a marca pretende ser reconhecida como agência de notícias. Além da estrutura, o projeto terá correspondentes internacionais em seus quadros de colaboradores.
Com passagem pela equipe de reportagem da IstoÉ, Tavolaro consolidou a sua carreira como comunicador-gestor na Record TV. Na emissora, foi produtor, editor-chefe do ‘Repórter Record’ e diretor de jornalismo. Autor da biografia de Edir Macedo, ele ultimamente ocupava a vice-presidência de jornalismo do canal mantido pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Com a experiência adquirida, o jornalista será o diretor-geral (ou CEO) da CNN no Brasil. Estará à frente de toda a formatação da equipe a ser contratada.
“Estou deixando um dos maiores e mais importantes grupos de mídia do país com gratidão por tudo o que vivi lá e não poderia estar mais animado sobre esta próxima fase da minha carreira”, afirma Douglas Tavolaro. Apesar de externar o seu sentimento para com a Record TV, o comunicador-gestor demonstra entusiasmo com a sua nova fase profissional. “A CNN é um ícone global e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade”, enfatiza o jornalista.
Fundador da MRV Engenharia, do Banco Inter e da LOG Commercial Properties, Rubens Menin será o presidente do Conselho de Administração (ou chairman) da CNN Brasil. Agora com a chancela de empresário da comunicação, ele se prepara para gerenciar mais um negócio com reconhecimento internacional. Em 2018, ele foi eleito o empreendedor do ano pela consultoria EY.
“Nosso objetivo é contribuir com a democratização da informação no Brasil. Um país com uma sociedade livre e desenvolvida só é construído com uma imprensa plural”, afirma Rubens Menin. O executivo analisa que a chegada da CNN Brasil será positiva para toda a imprensa do país. “Já existem boas plataformas de notícias localmente, mas acreditamos que há espaço para uma nova opção. A chegada de uma grande marca fortalece e valoriza o jornalismo. Estamos felizes e motivados com esse acordo com a CNN”, pontua.
O processo seletivo para definir as equipes da CNN Brasil será feito ao decorrer dos próximos meses. Uma contratação, porém, já foi feita pela mais nova empresa de mídia do país: a assessoria de imprensa. O relacionamento da empresa com jornalistas e outros veículos se dará por meio da Spokesman Comunicação. Baseada na capital paulista, a agência disponibiliza para contatos o e-mail imprensacnnbrasil@spokesman.com.br e o telefone 11-3884-0860. A conta será atendida por Ricardo Frota e Maurício Storelli.
Com a saída de Douglas Tavolaro, a Record TV já tem um novo vice-presidente de jornalismo. E ele já está há 10 anos no grupo de comunicação. O escolhido para o cargo foi Antonio Guerreiro. Com mais de três décadas de carreira no ramo da comunicação, o mais novo VP da emissora foi um dos criadores do portal R7. Especialista em inovação, Guerreiro era o atual superintendente de estratégia multiplataforma.
Em nota, a direção do canal reforça que a promoção deve resultar em melhorias no deparamento de notícias da televisão. “A chegada de Antonio Guerreiro ao jornalismo Record TV dará continuidade a linha editorial de credibilidade, sucesso e audiência da emissora e agregará, com sua experiência, uma aposta na modernidade e inovação tecnológica que em breve estarão em nossos telejornais e programas jornalísticos”. Por ora, a Record ainda não definiu quem ocupará o cargo deixado por Antonio Guerreiro.
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