Você já ouviu falar em netflixzação? – por Gustavo Caetano

O mais novo termo do mercado é a Netflixzação, ou melhor dizendo, apps/plataformas que entregam serviços por assinatura, o famoso OTT. Isso acontece pois o tempo é cada vez mais escasso

Não é novidade que os hábitos de consumo mudaram bastante. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conectadas, dispostas a experimentar novidades e vivenciando transformações nas mais diversas áreas. Grandes mudanças, por exemplo, estão na forma e nos hábitos de consumo de conteúdo em vídeo na internet, aplicativos que ofereçam serviços e plataformas que facilitem a vida.

Dentro dessas mudanças de comportamento, temos ouvido também o termo “Uberização”, não somente para mencionar o serviço propriamente dito do Uber, alternativa de transporte privado, mas também para ilustrar a mudança que a economia digital causou no dia a dia das pessoas. Além do app de transportes, o Aibnb também é um grande exemplo, pois facilita o contato de pessoas que procuram por hospedagem, com outras que têm um lugar vazio para oferecer.

O mais novo termo do mercado é a netflixzação, ou melhor dizendo, apps/plataformas que entregam serviços por assinatura, o famoso OTT. Isso acontece pois o tempo é cada vez mais escasso e ninguém quer perdê-lo em buscas eternas ou ser bombardeado por conteúdos que não sejam de seu interesse.

Esse já é um modelo de sucesso no universo dos vídeos online. Existem, atualmente, muitos empreendedores, produtores e empresas que passaram a investir pesado na produção de conteúdo para gerar receita. Canais como FishTV, Toon4Kids, MeuSucesso.com e Biologia Total criam conteúdo exclusivo para a internet em modelo de assinatura. É como se você pudesse assinar a TV a cabo somente com um ou alguns canais.

Esse fenômeno acontece, pois os consumidores estão cada vez mais antenados e não querem mais gastar muito para ter acesso a 200 canais disponíveis. Ou seja, eles querem pagar e assistir aquilo que realmente interessa e é relevante. Isso comprova o sucesso de outros players como GloboPlay, Netflix, HBOGO e Univer Video, que passaram a oferecer conteúdo exclusivo, além de replicar aquele distribuído pela TV em suas plataformas.

Fazendo uma breve análise, acredito que o sucesso dessas empresas também está baseado em alguns pilares: disponibilização de conteúdo raro, relevante e de qualidade. Esses fatores são decisivos para criar um público fiel e disposto a pagar por um conteúdo que realmente lhe interessa. A promoção e distribuição, contribuem para atrair ainda mais pessoas interessadas nessa assinatura. Podemos dizer, portanto, que surge um modelo de negócios vantajoso, pois disponibiliza assinatura por um preço acessível para os clientes e proporciona uma receita recorrente e estabilidade para o negócio.

Nesse momento, criadores de conteúdo digital já estão ganhando muito dinheiro na internet. De acordo com a consultoria Market & Markets, o setor de vídeo por demanda (VOD) poderá valer US$ 61,4 bilhões em 2019, o que é um número representativo em um mercado extremamente promissor.

Por isso, repito que o mercado está super aquecido e com uma gama enorme de novidades vindo por aí. Aqueles profissionais que souberem investir no segmento, ser criativos e, o mais importante, proporcionar conteúdo de alta qualidade para seus clientes, têm grandes possibilidades de dar um upgrade no seu negócio.

E aí, está esperando o quê para ganhar dinheiro com seu canal de vídeos por assinatura?

***** ***** ***** ***** *****

Gustavo Caetano. CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa, Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Por meio da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento

Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido

13 horas ago

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago