Você não é tão ocupado assim!

Será que todo mundo é realmente ocupado? “É muito provável que você também perceba que gasta muito tempo e energia com o que não precisa”. Leia mais um artigo produzido pela comunicadora Lygia Pontes para o Portal Comunique-se

É difícil ouvir/ler isso. Principalmente porque não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos por falta de tempo, algo muito comum no mundo da comunicação, principalmente em agências. Mas, acredite, você não é tão ocupado a ponto de não poder incluir mais nada importante em sua agenda. O que acontece na maioria das vezes é que não estamos concentrados em nossas prioridades.

Vamos fazer um exercício rápido: quantas vezes você desmarcou uma consulta porque não teria tempo de ir até o consultório, esperar para ser atendido, passar pela consulta, voltar para casa (ou para o trabalho) e, no pior dos cenários, ter que fazer uma série de exames depois de tudo isso? E quantas vezes você achou os minutos ou horas que precisava para ir ao médico quando não aguentava de dor? Viu? Esse tempo existe. A questão é como encaramos cada compromisso e atividade que surge em nossas vidas.

Então como podemos saber se algo é prioridade ou não? Basta fazer duas perguntas a si mesmo:

  • Quanto essa atividade/esse compromisso interfere no meu futuro?
  • Quanto essa atividade/esse compromisso influencia na minha felicidade?

“Acredite, você não é tão ocupado a ponto de não poder incluir mais nada importante em sua agenda”

A partir das suas respostas, você conseguirá saber se deve ou não incluir mais uma atividade/compromisso em sua agenda.

Porém, se mesmo depois desse exercício você ficar na dúvida do que é prioridade, faça comparações entre as atividades. Com certeza você irá descobrir o que deve e o que não deve estar em sua agenda. É muito provável que você também perceba que gasta muito tempo e energia com o que não precisa ou com o que alguém pede a você com urgência, mas no fundo nem sabe o prazo. Quando isso acontece, a nossa primeira reação é de frustração, porque nos sentimos improdutivos.

Porém, em seguida, vem uma satisfação enorme, já que, finalmente, você poderá fazer aquele curso tão sonhado e que, por muito tempo, foi deixado de lado. Aliás, se na sua lista de novas atividades estiverem aquelas focadas em você, na sua saúde e no seu bem-estar, trate-as como prioridade sempre! Afinal, se você não estiver bem, nem todo o tempo do mundo irá permitir que você faça alguma coisa.

“Se você não cuida de si mesmo(a), não tem nada para oferecer aos outros.” Barbara J. Linney, no livro “Turn Your Face. How to Be Heard and Get What You Want Most of the Time” (Vire o seu rosto. Como ser ouvido(a) e conseguir o que deseja na maioria das vezes. – em tradução livre).

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago