Nos próximos dias, o Facebook vai incluir mudança importante no algoritmo do feed de notícias. Se você é usuário da rede, com certeza já viu títulos como o usado neste texto para atrair a atenção do internauta. A técnica tem nome: chama-se clickbait e, muito em breve, será banida da rede social.
Segundo o anúncio, a atualização pretende equilibrar os fatores de relevância. A decisão foi tomada após pesquisa com mais de mil pessoas, que avaliaram a experiência e responderam como a rede poderia melhorar o conteúdo mostrado no feed. Chamado de Painel de Qualidade, o levantamento mostrou como o Facebook pode alimentar o espaço com as melhores histórias, mesmo que elas não causem no usuário a vontade de clicar, curtir ou comentar.
“Percebemos por meio da nossa pesquisa que as pessoas relataram ter melhor experiência quando as histórias que elas veem no topo realmente são propensas ao envolvimento. Então, o feed vai avaliar a probabilidade que você gostaria de ver a história no topo e a chance de você gostar, comentar, clicar ou compartilhar o conteúdo”, explicou o texto de divulgação.
Com isso, o Facebook informa que os administradores das páginas devem evitar encorajar cliques. “Em geral, páginas devem evitar encorajar as pessoas a tomar ações (como encorajar um monte de cliques), porque isso provavelmente causará apenas picos temporários nas métricas, que poderão, então, ser balanceadas novamente pela classificação do feed ao longo do tempo”.
Ou seja, páginas que investem em títulos como “Este homem fez uma surpresa para a mulher, mas a história acabou mal” ou “Ela cortou toalhas de banho e algo surpreendente aconteceu” serão rebaixadas do feed de notícias do Facebook.