Você sabe o que é dispositivo?

No vídeo desta semana do canal Imprensa Mahon, Krishna Mahon ensina o que é “dispositivo”: “É um (ou mais de um) elemento narrativo estruturante do storytelling do programa ou série. No caso de um documentário, é o elemento que dá coesão e até arco dramatúrgico para o filme. Nas séries, é o que dá liga, é o elemento comum que faz com que seus episódios pertençam efetivamente estruturalmente à mesma unidade. É o ziriguidum, o je ne sais quoi do documentário ou série”, diz.

Abaixo, alguns exemplos de dispositivos:

Arquivo
Um dispositivo muito comum é o material de arquivo. Todo mundo usa e quase sempre está lá, mas algumas obras usam de forma diferente. “8 Days A Week” revela um lado novo dos Beatles, além de ser feito quase 100% com arquivos, verdadeiros tesouros.
“Pacific” é um documentário brasileiro disponível no YouTube. Hilário, é feito inteirinho com arquivo das próprias pessoas que viajavam num cruzeiro Classe C.

Ponto de vista

Louis Theroux, Michael Moore e todos dessa linha de documentaristas partem do seu ponto de vista, suas crenças e valores para mostrar algo. Isso é muito mais antigo do que a gente imagina.

Transformação

“Super Size Me” é o exemplo mais claro disso e todos os programas de reality usam o mesmo dispositivo.

Desafio

Cada episódio o apresentador, ou participante, tem de sobreviver, provar, conseguir algo em uma estrutura de três atos.

Reencenação / Docu-drama

Esse tem exemplos tão variados, mas “Valsa com Bashir” (doc animação divino) e todas as séries com reencenação estão de mãos dadas aqui.

Como a não-ficção existe na intersecção da narrativa dramatúrgica com o real, o que difere tal programação da programação jornalística são os dispositivos usados para dramatizar a realidade. Dispositivo é um termo chique para o que a gente usa para transformar histórias reais em experiências dramatúrgicas para o público. Se seu dispositivo for bom, você terá audiência.

Compartilhe
0
0
Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Atualmente, é apresentadora da Band e do SexPrivé. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

7 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

7 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

7 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

7 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

7 horas ago