Você sabe quais são as mentiras que os especialistas em conversão contam?

Se você é um empresário, empreendedor digital ou alguém interessado em impedir que “verdades sem fundamento” coloquem o desempenho e a receita do seu negócio em risco, este artigo será perfeito. A ideia aqui é alertar sobre alguns mitos do mundo do Conversion Rate Optimization (CRO), que já caíram por terra, mas que ainda são amplamente difundidos no mercado.

Para quem não conhece o CRO, ele é um conjunto de técnicas de Marketing Digital que visa extrair o maior número possível de clientes dentre os visitantes do site de uma empresa. Vale lembrar que o site muitas vezes é a principal porta de entrada de um negócio, ajudando a apresentar seu produto ou serviço e, por isso, vemos muitos “gurus” da tecnologia disseminando informações erradas sobre o assunto.

Entre as diversas opções existentes para ajudar no aumento das taxas de conversão de um site, os formulários, seja para solicitação de um orçamento, compra em e-commerce ou inscrição para testar um software, são uma das formas mais utilizadas na busca por fidelizar o visitante. Sobre este item, há quem diga que a diminuição do número de campos obrigatórios irá sempre aumentar a taxa de conversão. Porém, já foi provado, por meio de diversos cases, que nem sempre é assim, já que a inclusão de campos estratégicos, por exemplo, pode ser uma alternativa valiosa para qualificar melhor os seus leads. Outro exemplo, é a inclusão de campos quecomuniquem ao visitante que você entende qual é o problema dele e que poderá ajudá-lo. Isso gera confiança em seu potencial cliente.

Quando o assunto é depoimento de clientes em seu site, muitos afirmam que mensagens negativas vão prejudicar sua taxa de conversão. Essa é outra inverdade espalhada por aí, pois os reviews negativos, podem sim, trazer mais confiança. Isso foi comprovado por uma pesquisa da Reevo, uma consultoria de marketing digital, que analisou mais de 2.5 milhões de reviews e concluiu que 68% dos usuários acreditam nos depoimentos quando se deparam com mensagens positivas e negativas dos clientes. Não é só isso, a mesma pesquisa mostrou que 95% acreditam que há censura quando se encontram apenas depoimentos positivos em um site. Mas tome cuidado nessa moderação, pois a quantidade de reviews negativos pode incentivar o efeito contrário e realmente diminuir suas taxas de conversão.

É neste sentido que digo não há verdades absolutas quando o assunto é CRO. O importante é sempre garantir que sua equipe não realize nenhuma alteração nas suas páginas ou reformulação de seu site, sem que sejam previamente testadas estatisticamente. Essa é a melhor maneira para se traçar estratégias de otimização.

Nunca deixe que gurus baseados no simples “achômetros”, determinem as diretrizes da sua empresa.

Rafael Damasceno. CEO da Supersonic, primeira empresa brasileira 100% focada no aumento das taxas de conversões de sites

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago