Volt Data Lab lança curadoria de reportagens de jornalismo de dados

Volt Data Lab lançou um site e uma newsletter de curadoria de reportagens relacionadas ao jornalismo de dados. O DDJBR (DDJ é, na sigla em inglês, data-driven journalism) é desenvolvido e mantido pela agência, mas é aberto para colaborações de toda a comunidade. O site será atualizado entre os dias 5 e 10 de cada mês, e a newsletter será enviada todo dia 10. É possível contribuir com links e sugestões a qualquer momento, solicitando acesso à planilha do projeto.

Para Sérgio Spagnuolo, fundador do Volt Data Lab e diretor da Abraji, o DDJBR cumpre uma lacuna. “[O projeto] surgiu a partir da carência de um lugar para se acompanhar o que tem sido publicado por aí em termos de jornalismo de dados no Brasil. Vejo muitos links e reportagens que gostaria de ler e acompanhar, mas por questões de tempo, muito acaba se perdendo no excesso de informação”, aponta.

A primeira lista da curadoria traz trabalhos de veículos, formatos e assuntos diversos. Há reportagens sobre segurança, cidade, transporte, política, judiciário e outros temas, além de projetos relacionados ao jornalismo de dados, como o CTRL+X, da Abraji. “O DDJBR foi uma forma que encontrei para selecionar o que há de melhor por aí, selecionado por pessoas que realmente acompanham o que está rolando”, explica Spagnuolo, que além de idealizador, é um dos curadores do site.

O DDJBR não tem fins lucrativos e seus curadores não são remunerados, mas é possível contribuir com a manutenção do projeto contatando o Volt Data Lab pelo e-mail info@voltdata.info. Além da curadoria e da newsletter, há também uma seção com links úteis sobre jornalismo de dados.

Para aprender sobre jornalismo de dados

Quem quiser aprender técnicas para fazer reportagens com base em dados tem alguns recursos à disposição.

Profissionais e estudantes que já tenham familiaridade com o Excel ou outro programa de edição de planilhas podem fazer o 4° Curso On-line de Jornalismo de Dados com SQL da Abraji.

Para dicas e tutoriais rápidos, a compilação feita pela Escola de Dados das apresentações, ferramentas e dicas dos instrutores da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.BR) é uma opção.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Empresas de logística investem em gestão de riscos

Natal cria alta demanda e impõe desafios para a operação de entregas

11 horas ago

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…

11 horas ago

IEG: insights importantes marcam o High Potential Program

High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…

11 horas ago

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago