Volt Data Lab lança curadoria de reportagens de jornalismo de dados

Volt Data Lab lançou um site e uma newsletter de curadoria de reportagens relacionadas ao jornalismo de dados. O DDJBR (DDJ é, na sigla em inglês, data-driven journalism) é desenvolvido e mantido pela agência, mas é aberto para colaborações de toda a comunidade. O site será atualizado entre os dias 5 e 10 de cada mês, e a newsletter será enviada todo dia 10. É possível contribuir com links e sugestões a qualquer momento, solicitando acesso à planilha do projeto.

Para Sérgio Spagnuolo, fundador do Volt Data Lab e diretor da Abraji, o DDJBR cumpre uma lacuna. “[O projeto] surgiu a partir da carência de um lugar para se acompanhar o que tem sido publicado por aí em termos de jornalismo de dados no Brasil. Vejo muitos links e reportagens que gostaria de ler e acompanhar, mas por questões de tempo, muito acaba se perdendo no excesso de informação”, aponta.

A primeira lista da curadoria traz trabalhos de veículos, formatos e assuntos diversos. Há reportagens sobre segurança, cidade, transporte, política, judiciário e outros temas, além de projetos relacionados ao jornalismo de dados, como o CTRL+X, da Abraji. “O DDJBR foi uma forma que encontrei para selecionar o que há de melhor por aí, selecionado por pessoas que realmente acompanham o que está rolando”, explica Spagnuolo, que além de idealizador, é um dos curadores do site.

O DDJBR não tem fins lucrativos e seus curadores não são remunerados, mas é possível contribuir com a manutenção do projeto contatando o Volt Data Lab pelo e-mail info@voltdata.info. Além da curadoria e da newsletter, há também uma seção com links úteis sobre jornalismo de dados.

Para aprender sobre jornalismo de dados

Quem quiser aprender técnicas para fazer reportagens com base em dados tem alguns recursos à disposição.

Profissionais e estudantes que já tenham familiaridade com o Excel ou outro programa de edição de planilhas podem fazer o 4° Curso On-line de Jornalismo de Dados com SQL da Abraji.

Para dicas e tutoriais rápidos, a compilação feita pela Escola de Dados das apresentações, ferramentas e dicas dos instrutores da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.BR) é uma opção.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

17 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago