Walter Longo estava no cargo desde março de 2016. Arnaldo Figueiredo Tibyriçá assume o posto de presidente do Grupo Abril
Chegou ao fim o período do publicitário Walter Longo à frente da presidência do Grupo Abril. Contratado em março de 2016, o executivo deixa o posto e passa a assessorar o conselho de administração da empresa em temas ligados à estratégia e inovação. Com a mudança, Arnaldo Figueiredo Tibyriçá é nomeado por Giancarlo Civita para a função.
Em comunicado, o Grupo Abril não fala sobre os motivos da mudança, apenas informa que o contrato de Walter Longo chegou ao fim. Giancarlo Civita, que é presidente do conselho de administração da AbrilPar, agradeceu o tempo em que o publicitário esteve na presidência. “[O período foi] fundamental para mostrar ao mercado que a Abril é uma empresa dinâmica e multidisciplinar e que sua força e importância estratégica seguem contando com o total apoio dos principais agentes do segmento de comunicação e mídia”.
Arnaldo Figueiredo Tibyriçá é um nome conhecido dentro do Grupo Abril. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o executivo é vice-presidente jurídico da empresa há 15 anos e participou de diversos conselhos de administração, chegando a integrar o comitê executivo da holding AbrilPar.
A gestão de Walter Longo no Grupo Abril
Durante o período em que esteve na presidência, Walter Longo foi responsável por mudanças importantes na estrutura do Grupo Abril, que deixou de ser uma editora para apostar fortemente em marketplace. Com esse objetivo, o investimento em plataforma, produtos e licenciamento ganhou força.
Em entrevista à reportagem do Portal Comunique-se em maio de 2016, o executivo disse que estava certo de que o futuro do Grupo Abril é a soma do digital com o impresso. “O processo de migração para o universo digital é de adição e não substituição. O futuro da Abril não é revista, tampouco digital. É a soma dos dois”, afirmou na época. O publicitário explicou que o mercado impresso entendeu que um formato deveria substituir o outro, mas que não é bem assim. “Além do papel, temos o digital. Eles são complementares e essa é a visão estratégica que vai mover nossos investimentos”.
Longo é administrador de empresas e publicitário com MBA pela Universidade da Califórnia (Estados Unidos). O executivo já foi diretor regional para a América Latina do Grupo Young&Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA e do Grupo Newcomm Bates. Em 2015, ano em que deixou a presidência da Grey Brasil, passou a integrar o “Hall da Fama” do marketing no país e entrou para a lista de influenciadores do LinkedIn.
Leia mais
- Abril cria plataforma de gestão de assinatura para atender outros players
- Abril cria projeto “do ano” com redação exclusiva e investe R$ 12 milhões em divulgação
- Revista Estilo é encerrada após 15 anos