Categories: Comunicação

WhatsApp ajuda a emplacar vendas das empresas

O WhatsApp já atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos na ferramenta, segundo Will Cathcart (diretor do WhatsApp). Cerca de 175 milhões de pessoas enviam mensagens para contas empresariais diariamente. Devido à pandemia de Covid-19 muitas pessoas passaram a consumir através da internet, algumas pela primeira vez. Segundo um estudo realizado pela empresa Hibou, 79% dos consumidores já compraram algum serviço ou produto pelo WhatsApp.

Observando isso, em maio de 2021, o mensageiro lançou uma nova atualização, o WhatsApp Pay, ferramenta onde é possível receber pagamentos diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de usar outras ferramentas de pagamentos externas. Para as Empresas que pretendem usar o novo recurso, devem se cadastrar na versão comercial do aplicativo, e também devem realizar o cadastro em uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, informando os dados do cartão CNPJ e a conta bancária da empresa, depois disso, basta aguardar até três dias para desbloquear a modalidade.

Alguns especialistas recomendam a diversificação dos canais, mas essa regra cabe para empresas de grande porte, pois tem bastante capital para investir em muitos canais. Outra pesquisa recente, realizada pelo Icarros, Mercado Livre e Olx, identificou que 42% das pessoas preferem negociar pelo WhatsApp. Isso acontece, pois, os clientes se sentem mais confortáveis, pois o mensageiro é algo mais pessoal e íntimo para as pessoas, tendo a facilidade de se comunicar através de mídias, como vídeo e áudio.

Centralização dos canais de comunicação

Os canais de comunicação são instrumentos utilizados pelas empresas para estreitar um relacionamento e transmitir informação para o seu público-alvo. Através dessa ferramenta existe a possibilidade de: apresentar um novo produto ou serviço, manter as pessoas informadas sobre tudo a respeito do seu segmento, tirar dúvidas frequentes do seu público-alvo ou realizar campanhas para aproximar mais sua audiência da sua marca.

Uma das facilidades de usar o aplicativo para os pequenos empresários é a centralização da comunicação, pois todos os dados ficam na ferramenta, assim sendo possível realizar consultas dos atendimentos já realizados. A centralização da comunicação facilita aos gerentes e empreendedores na tomada de decisões estratégicas futuras, aumentando a produtividade.

Otimizando a comunicação via WhatsApp

Existem diversas maneiras de tornar a comunicação e tornar mais rápida e dinâmica, foi com essa intenção que nasceu o WhatsApp Business, em 2018. O grupo Meta, lançou essa versão para ajudar os pequenos empresários que já utilizavam o App para fechar negócios. “A versão comercial caiu bem a calhar naquele momento, no entanto, para fazer frente à concorrência atualmente, é importante usar soluções mais avançadas, afirma Ronan Pinho, CEO da ChatSac, sistema de chatbot e atendimento via WhatsApp.

Se comunicar pelo aplicativo pode ser uma dor de cabeça para alguns empresários, por causa das limitações. Empreendedores que usam o WhatsApp para vários atendentes ainda não conseguem realizar essa função de forma nativa no mensageiro com apenas uma conta. É necessário criar uma conta para cada atendente, dessa forma o cliente perde-se a referência do número da empresa, deixando a comunicação um pouco confusa.

Para agilizar ainda mais o atendimento, alguns empresários que possuem uma equipe de atendimento buscam usar WhatsApp em mais de um computador para aumentar a produtividade e manter o número preservado. “Por isso é essencial usar o WhatsApp em mais de um computador ou WhatsApp web em mais de um pc , principalmente para quem tem equipe e quer continuar mantendo o número oficial de contato”, recomenda Pinho.

O WhatsApp é uma ferramenta bastante popular entre os brasileiros e evolui a cada ano, no entanto, é importante que o empreendedor esteja atento às atualizações e soluções do mensageiro. “Cuidar do atendimento é importante, mas pode demandar muito tempo das empresas, procurar soluções para agilizar e otimizar o atendimento vai deixá-las muito à frente dos concorrentes”, afirma o especialista.

Mais informações:
www.chatsac.com

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

MidOcean Energy da EIG adquire participação adicional de 15% na Peru LNG da Hunt Oil Company

Investidor estratégico da MidOcean, Aramco, irá oferecer financiamento para investimento

16 horas ago

Camada de ozônio pode se recuperar em quatro décadas

Relatório destaca que eliminação global de produtos químicos ajuda a alcançar essa recuperação, mas queimadas…

16 horas ago

Tráfego pago acelera o crescimento nas vendas on-line

Grande volume de conteúdo disponível nas redes sociais faz da mídia patrocinada uma das principais…

16 horas ago

Dançaterapia promove cuidado integral do corpo, mente e alma

Também conhecida como terapia pela dança e movimento, o metódo é usado em contextos clínicos…

16 horas ago

Charity Day arrecada fundos para vítimas das chuvas no RS

Evento em São Paulo reuniu famosos, como Priscila Fantin e Reinaldo Gottino, o publicitário Nizan…

16 horas ago