Categories: noticias-corporativas

WhatsApp Pay: pagamentos via app reforçam transformação digital e omnicanalidade no atendimento ao cliente

São Paulo 6/7/2020 – 55% dos consumidores brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com empresas e negócios

A quarentena imposta por Secretarias de Saúde e órgãos governamentais como forma de retardar o pico de contaminação do novo coronavírus (COVID-19) acarretou em diversas mudanças quanto ao meio de empresas se relacionarem com clientes e darem continuidade aos negócios em meio à pandemia.

Além da aceleração do processo de transformação digital e da adoção do trabalho remoto (home office ou teletrabalho), alternativas inovadoras para vender na internet precisaram sair do papel e serem colocadas em prática.

Enxergando a necessidade como uma oportunidade para os negócios, o aplicativo de mensagens, WhatsApp, anunciou no último dia 15 de junho o lançamento do WhatsApp Pay, serviço que permite realizar pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo.

55% dos consumidores brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com empresas e negócios

Pesquisas de 2019 da GlobalWebIndex revelaram que o Brasil é o 2º país do mundo a passar mais tempo em redes sociais.

Além disso, o país é o 4º do mundo em consumo de internet. O dado é de uma recente pesquisa realizada antes da pandemia. No pós-pandemia esse consumo teve um aumento de 30%, segundo a consultoria Suno Research.

Cada vez mais multiconectados e exigentes, os chamados omniconsumidores passam mais tempo online e esperam ser atendidos logo no primeiro contato, independente do canal de comunicação escolhido.

Dentre os meios de contato mais escolhidos pelos brasileiros para se comunicar com empresas e demais negócios está o WhatsApp. Segundo especialistas, 55% dos consumidores brasileiros optam por utilizar essa rede social para contatar empresas.

WhatsApp Pay: Brasil é pioneiro em receber serviço

O motivo para que mais da metade dos brasileiros optarem por utilizar o WhatsApp para se comunicar com empresas pode ser explicado devido ao fato de o país ser a 2ª maior comunidade de usuários do mundo. Com mais de 120 milhões de usuários, o país é superado apenas pela Índia.

Tal título rendeu ao Brasil a chance de ser pioneiro a receber o WhatsApp Pay (ou WhatsApp payments). A nova modalidade trata-se de uma parceria entre a rede de cartões Visa e a plataforma Facebook Pay, e será disponibilizado gradualmente para celulares Android e IOS ainda este ano.

O serviço, disponível apenas através do aplicativo, permitirá que usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business – aplicativo do WhatsApp voltado para os negócios – realizem pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo. Os pagamentos poderão ser consultados a qualquer momento na aba “Pagamentos”, em “Ajustes” no menu de configurações do aplicativo.

Pagamentos via WhatsApp: Como funciona

No momento, para realizar transferências, pagamentos, ou enviar e receber dinheiro pela modalidade, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira no Facebook Pay, como NubankBanco do Brasil e Sicredi de bandeiras Visa e Mastercard.  Para isso, o Facebook Pay deve estar configurado para “Receber pagamentos por vendas”.

Como há integração entre as plataformas, não é necessário ter uma conta no Facebook para utilizar o Facebook Pay no WhatsApp. Basta configurar o recurso no app.

É preciso ressaltar que as transferências entre usuários de contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito. Os cartões de crédito poderão ser utilizados apenas para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business.

Não serão cobradas tarifas pelas transferências realizadas entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business.

No caso de empresas cadastradas no WhatsApp Business, é possível realizar a venda de produtos e serviços através da plataforma. Após configurar o Facebook Pay no app, é preciso criar ou conectar-se a uma conta Cielo, rede de serviços financeiros responsável por todas as transações dentro do aplicativo.

Para empresas cadastradas, não há limite nos valores de transações, e o aplicativo cobra uma taxa de processamento por vendas, fixada em 3,99%.

As transações serão possíveis graças à um sistema em cloud que valida os pagamentos pelo WhatsApp.

Omnichannel integrado ao WhatsApp Pay ajudará comerciantes a se adaptarem à economia digital do “novo normal”

Especialistas em inovação de produtos estão convictos ao afirmar que o setor de pagamentos enxerga plataformas globais de mensagens como grandes centros de interação com o cliente.

Segundo eles, os clientes estão acostumados a viver nesses tipos de plataformas, ainda mais após o período de isolamento social.

Se o aplicativo já era uma das principais alternativas para vendas antes, esse período de isolamento social só acelerou a adoção do aplicativo de mensagens, e novos jeitos de usá-lo são aplicados a cada dia.

Vale lembrar que o Brasil tornou-se número um do mercado a realizar pagamentos via Facebook Pay. Além disso, o gasto para atender os clientes nesses meios é consideravelmente menor.

Ainda de acordo com esses profissionais, a facilidade de vender via WhatsApp irá ajudar consumidores e comerciantes a se adaptarem ao “novo normal” do atendimento ao cliente, cada vez mais digital.

A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira.

DNK é número um em soluções omnichannel com integração ao API do WhatsApp

Alinhada à realidade do mercado e às últimas tendências de atendimento ao cliente, a DNK conta com as melhores soluções para contact centers e call centers.

Parceira de renomadas empresas como MyCena e Collab, a DNK inova diariamente no atendimento ao cliente através de plataformas omnichannel modernas, seguras e integradas, capazes de conectar todos os canais de atendimento.

Graças à tecnologia de ponta da empresa, as informações e os dados do consumidor são armazenados em nuvem e possuem rápida recuperação, tornando possível atender o cliente com integrações via WhatsApp, Facebook Messenger, app mobile, telefone, SMS, chat, totem, web e e-mail.

Todas as soluções da DNK são customizáveis de acordo com as necessidades de cada empresa, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente.

Website: https://www.dnkinfotelecom.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

13 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

13 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

13 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

13 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

13 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

13 horas ago