JORNALISMO

Lava Jato: blogueiro é alvo de condução coercitiva

blogueiro eduardo-guimaraes-lava-jato
(Imagem: Reprodução/Facebook)

O blogueiro Eduardo Guimarães foi levado na manhã desta terça-feira, 21, para prestar depoimento no processo da Lava Jato. O profissional que é editor do Blog da Cidadania foi conduzido coercitivamente até a Superintendência da Polícia Federal (PF) a pedido do juiz Sérgio Moro.

Em reportagem do UOL, a assessoria da PF de São Paulo explica que o mandato foi expedido pela Justiça do Paraná a pedido da polícia federal paranaense e cumprida pelo órgão em São Paulo. Guimarães prestou depoimento acompanhado de um advogado e foi liberado em seguida.

Em post veiculado no Facebook, a equipe do blogueiro falou sobre a medida. “É lamentável viver em um país em que a liberdade de imprensa está sendo pisoteada. E em que pessoas comprometidas com a informação e com a democracia sejam submetidas a todo tipo de constrangimento, por via da lei. A Constituição Federal garante aos jornalistas liberdade de expressão e proteção de suas fontes. Não podemos permitir mais esse arbítrio”, diz o texto.

CONDUÇÃO COERCITIVA DE EDUARDO GUIMARÃES HOJE PELA MANHÃ MOSTRA QUE JÁ VIVEMOS SOB CENSURAO Blogueiro Eduardo Guimarã…

Publicado por Eduardo Guimarães em Terça, 21 de março de 2017

De acordo com a página Jornalistas Livres, a polícia chegou ao apartamento de Guimarães às 5h e levou o blogueiro, celulares da família e o computador pessoal do comunicador. Ele afirmou que não entendeu o motivo de ter sido levado de maneira coercitiva, já que nunca se recusou a depor. O editor acredita que a PF queria informações sobre quem repassara a ele, em maio do ano passado, a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria levado a depor, também coercitivamente, pela Polícia Federal em São Paulo na 24ª fase da Operação Lava Jato.

“Na verdade, eles já sabem quem me passou a informação de que Lula seria levado coercitivamente e teria seus sigilos quebrados. Recebi as informações de uma fonte e eles queriam saber se eu tenho alguma ligação com a pessoa que vazou, mas não conheço essa pessoa. Disse que divulguei porque é meu trabalho jornalístico – meu trabalho é divulgar”, explicou Guimarães.

Eduardo Guimarães recebe os deputados José Zico Prado, Alencar Santana Braga, José Mentor e o adv Raimundo Bonfim,da CMP e Frente Brasil Popular que vieram prestar sua solidariedade. #equipeedu

Publicado por Eduardo Guimarães em Terça, 21 de março de 2017

O UOL questionou a PF de São Paulo sobre a razão da condução coercitiva, mas não obteve detalhes. Nesta tarde, o blogueiro criou transmissão ao vivo para comentar o assunto.

Eduardo Guimarães fala ao vivo sobre a condução coercitiva ilegal que ocorreu hoje pela manhã.

Publicado por Eduardo Guimarães em Terça, 21 de março de 2017

#SouContraACensura

A página Jornalistas Livres vai promover nesta noite, 21, um ato de repúdio à prisão coercitiva de Guimarães. O encontro está marcado para as 19h no Sindicato dos Engenheiros, ao lado da Câmara Municipal, em São Paulo. O evento conta com transmissão ao vivo pela Fundação Perseu Abramo.

RESERVE NA SUA AGENDA!!!#SouContraACensuraHoje (21/3), à noite, tem ato em repúdio à prisão coercitiva arbitrária do…

Publicado por Jornalistas Livres em Terça, 21 de março de 2017

SOBRE O AUTOR

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino