Uncategorized

Facebook censura vídeo sobre quadros de Picasso e Dalí

colabore facebook censura
Facebook tira do ar vídeo do projeto #Colabore (Imagem: Reprodução)

O Facebook tirou do ar o vídeo da página #Colabora, projeto que reúne mais de 240 colaboradores, entre jornalistas, pesquisadores e formadores de opinião. O conteúdo postado na fan page mostrava 11 quadros com nus artísticos criados por pintores como Pablo Picasso, Salvador Dalí e Hieronymus Bosch.

Chamado de “Vamos falar de arte”, o vídeo foi postado na segunda-feira, 2, e até o momento em que foi retirado do ar acumulava mais de 15 mil visualizações, compartilhamentos e comentários. As obras mostradas no vídeo são muito conhecidas, já foram expostas em diversos museus do mundo e estavam devidamente creditadas com o nome dos respectivos artistas.

O projeto #Colabore, por meio de seu editor, Agostinho Vieira, disse que não entende a decisão da rede social. A polêmica se junta a tantas outras recentes que ganharam a imprensa nos últimos dias e debate a questão do nu na arte.

Em resposta à censura, o Facebook informou aos administradores da página #Colabore que o vídeo violou os termos de uso da rede social. “Você carregou um vídeo que viola os Termos de uso do Facebook. Após analisar o vídeo, decidimos removê-lo. O Facebook remove os vídeos denunciados como contendo mensagem de ódio, ameaçadores, com imagens explícitas de sexo e violência ou que agridam um indivíduo ou grupo. Removemos também vídeos que não sejam pessoais, pois eles não foram criados por você e seus amigos e vocês não fazem parte dele. O uso indevido recorrente dos recursos do Facebook pode resultar na desativação de sua conta”.

No Facebook, o post que fala sobre a censura reúne críticas dos internautas e conta com centenas de compartilhamentos. Até o momento, o vídeo não voltou ao ar.

👉 Vídeo do #Colabora com quadros de Picasso, Dalí e Bosch é retirado do ar por rede social. Motivo? Obras "continham imagens explícitas de sexo".😱😱😱😱😱

Publicado por Projeto #Colabora em Quarta-feira, 4 de outubro de 2017

 

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se