JORNALISMO

Jornalista narra histórias e polêmicas protagonizadas pelos Jesuítas no Brasil

O jornalista Tiago Cordeiro narra as principais aventuras dos Jesuítas no Brasil (Imagem: Divulgação/Avanir Pedro)

Padres que protegeram os índios da escravidão enquanto utilizavam o trabalho forçado de negros africanos. A jornada dos Jesuítas no Brasil colonial é repleta de polêmicas. Para divulgar as experiências dos principais membros da Companhia de Jesus, o jornalista Tiago Cordeiro escreveu o livro “A grande aventura dos Jesuítas no Brasil.

“Eles não pensavam duas vezes. Compravam e vendiam escravos negros com a justificativa bem cínica de que o escravo africano não tinha alma”, conta Tiago, que também destaca os benefícios que os Jesuítas trouxeram para a formação do país.

Trilha Sonora
A trilha sonora deste episódio mostra a forte influência católica na formação da cultura e das músicas brasileiras: “Jesus Cristo” (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com interpretação de Roberto Carlos ); “Grande Deus” (Composição e interpretação de Cartola); “Salve Nossa Senhora” (composição de Carlos Imperial e Eduardo Araújo, interpretação de Tim Maia); “Ave Maria Sertaneja” (composição de Julio Ricardo e O. de Oliveira, interpretação de Luiz Gonzaga); e “Romaria” (composição de Renato Teixeira e interpretação de Elis Regina).

Ouça a íntegra do programa da vez do ‘Na Trilha da História‘.

**** ***** ***** ***** ******

O ‘Na Trilha da História’ é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017