COMUNICAÇÃO

Denunciado em reportagem da Record, curador do jogo da baleia azul é preso

baleia azul - preso - denúncia - record
Antes da prisão, homem foi localizado pela equipe da Record TV (Imagem: Reprodução)

Homem suspeito de ser curador do desafio da baleia azul foi preso meses depois de se tornar pauta em reportagem especial da Record TV

Suspeito de ser curador do jogo da baleia azul, desafio virtual que incentiva jovens a cometerem suicídios, Matheus Silva, de 23 anos, foi preso na manhã desta terça-feira, 18, em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense. A prisão dele está ligada ao conteúdo produzido pelo núcleo de investigações jornalísticas da Record TV. Há dois meses, a equipe de produção da emissora chegou a ficar frente a frente com o rapaz — que passou a ser acompanhado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Conteúdo relacionado…

O tema baleia azul rendeu reportagem especial exibida na edição de 31 de maio do ‘Jornal da Record’. O material fez parte da série “Suicídio – Alerta aos Jovens”. O time investigativo ficou meses dedicado à pauta. Jornalistas se infiltraram em sites e páginas na internet para acompanhar como funcionava o desafio no Brasil. Fingiram cumprir etapas do jogo e, por fim, conseguiram promover o encontro de uma produtora do canal com “Calango”, como o rapaz preso hoje se identificava na web.

O curador do jogo da baleia azul afirmou – aos policiais que o prenderam – que incentivou a realização do desafio por pelo menos 30 jovens. De acordo com reportagem do portal R7, as autoridades do Rio de Janeiro vão apurar todos os casos, a fim de descobrir se algumas crianças e adolescentes foram efetivamente induzida ao suicídio pelo rapaz. Quando “Calango” conversou com a produtora da Record TV (sem saber que estava sendo gravado) foi a primeira vez que uma emissora de televisão brasileiro chegou a um dos líderes do desafio virtual.

Equipe investigativa

A reportagem especial sobre o jogo da baleia azul exibida pela Record TV em maio contou com o trabalho direto de oito jornalistas. Participaram do desenvolvimento do conteúdo o diretor de gestão de jornalismo Leandro Cipoloni, o repórter Luiz Carlos Azenha e os produtores André Caramante, Julia Rezende, Camila Moraes, Diego Costa, Álvaro Saraiva e Lumi Zúnica. Com a prisão de Matheus Silva, o tema será resgatado na noite desta terça pelo ‘Jornal da Record’.

Relembre a reportagem da Record TV sobre a baleia azul:

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

 Impactos da Covid-19 na comunicação corporativa

Webinar

Dia 02 de junho, às 11:00