A produção de um canal digital com a finalidade de audiência e conversão mistura forma, processo e conteúdo. Nos cursos ministrados pela Presença Online, damos uma série de informações para ajudar a organizar a produção. Separei 10 dicas que considero fundamentais para seu blog/site/portal:
1) Fique de olho na audiência orgânica
Olhe sempre o Google Analytics e identifique quais as páginas mais acessadas. Tente entender o motivo e as melhore. Cuidado ao espalhar links nelas, se forem irrelevantes a página pode sofrer penalizações.
2) Mantenha contato
Invista em formulários para cadastrar usuários e utilize sistema de newsletter. Recomendo Mailchimp para listas com menos de 50 mil e-mails. Para listas maiores, utilize Mandrill, Sendgrid ou outro similar. Ao lidar com bases antigas ou de procedência duvidosa, recomendo higienizar a lista com ferramentas como a BriteVerify.
3) Ajude o Google a levar usuários para seu site
Use os campos de “meta tags” com sabedoria, principalmente title, description e keywords. Os dois primeiros são os que aparecem nos resultados de busca quando o usuário procura por algo. No caso das keywords, o Google parou de usar, mas vale para o Bing e para indexação interna. Também fique de olho em Rich snippets (microdados, microformatos, RDFa e Marcador de dados).
4) Tome cuidado com o plágio virtual
Quando colocar conteúdo de terceiros, não esqueça de usar a categoria de citação (blockquote) no texto e não deixe-o ser superior a 49% do conteúdo publicado.
5) Mantenha o usuário atento
Retenha a atenção do usuário compondo as mensagens utilizando uma lógica (chamada, informações sem juízo de valor, o que o usuário tem a ver com o conteúdo, o que o usuário tem a ganhar com o conteúdo, chamada para uma ação). Cada bloco pode ter um ou mais parágrafos. Teste diversas ordens e veja qual a melhor para o seu canal.
6) Valorize o conteúdo e comande o show
Deixe claro o propósito do conteúdo e o valor que aquela informação agrega e não esqueça de demandar algo (comentário, compra, compartilhamento). O usuário está acostumado a ler ou assistir, tire-o do conforto! Sensibilize, motive e mobilize.
7) Cuidado com descrições e dimensões das imagens
Não esqueça de incluir imagens com descrições úteis e textos alternativos. Retire links para a url da imagem quando necessário. Também fique de olho nas dimensões delas, mais do que 500 pixels de largura pode ser um problema na maioria dos blogs.
8) Resuma o conteúdo
Capriche muito no primeiro parágrafo, utilizando as principais palavras-chave nele. Construir um bom primeiro parágrafo pode evitar o efeito “zap” do controle remoto. As pessoas precisam entender do que aquele conteúdo tratará.
9) Entenda as tendências de consumo
Identifique quando o conteúdo deve ser publicado utilizando o Google Trends. Veja se há demanda pelo tema e identifique palavras complementares com o Google Adwords. Se você souber sobre o que as pessoas procuram, ficará mais fácil escolher o que produzir.
10) Planeje a regularidade da publicação e as interações.
Distribua o conteúdo com regularidade. Mais vale agendar um conteúdo por dia do que publicar cinco conteúdos de uma só vez. Isso também dará ao seu canal certo dinamismo. Cabe esquentar o tema nas redes sociais antes de disseminar o conteúdo final. Isso pode ser feito através da disseminação de uma frase, enquete ou até outro texto similar.
Há muito mais, mas só isso já dá um trabalho enorme. Mesmo assim, quando comparamos as diversas formas de atrair leitores, a produção de conteúdo ainda tem a melhor relação entre o custo e o benefício.
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Marcelo Vitorino. Professor de comunicação e marketing digital no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, sócio da Presença Online e na Vitorino e Mendonça, consultoria de marketing político. Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.
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