Os pequenos empresários/autônomos sofrem no início de ano, pois seus produtos e serviços acabam sendo trocados por presentes e gastos como festas, viagens, férias, dentre outros. Consultora e Coach Especialista em planejamento estratégico, marketing e business da Thank God it’s Today, Ligia Costa deixa dicas para o micro empreendedor ter coragem, superar o início do ano e prosperar em 2017.
- Desenvolva um modelo mental de liderança. Seja positivo, transparente, inspire-se, trabalhe seu autoconhecimento e mantenha suas atividades físicas em dia. Estas dicas vão ajudá-lo a ter/gerar a energia necessária para os dias mais difíceis.
- Não deixe que pequenos obstáculos te paralisem. É hora de agir no presente, planejando o futuro, sem ficar perdendo tempo com fofocas, com pessoas invejosas ou assuntos que atrapalham odesempenho do seu negócio.
- Calcule os riscos. Invista em inovação, criatividade, qualidade em prestação de serviço, mas não invista dinheiro sem que você játenha um contrato ou um faturamento estável para pagar a dívida futura.
- Escute seus funcionários, parceiros, clientes, faça pesquisas de mercado e escute toda a cadeia que impacta diretamente no seu negócio. Escute suas dificuldades, suas dores, suas necessidades imediatas e antecipe-se na excelência de prestação de serviço.
- Reduza gastos invisíveis, como por exemplo custos relacionados a gasolina, cafés, material de escritório, é hora de olhar todos os possíveis custos que nem lembramos que existem.
- Crie novos parceiros de negócios e pense em uma nova economia colaborativa. Utilize-se da tecnologia e de plataformas que possamajudar você a fazer a gestão do seu negócio de forma estruturada e sem aumentar o seu custo fixo.
- Esteja aberto a financiamentos coletivos, a redes de consultoria colaborativas, a softwares de gestão, a terceirizar serviços, entenda que os modelos de negócio mudaram e a tecnologia está ai paraotimizar seus processos.
- Planeje seu ano de forma adequada para aguentar as sazonalidades do mercado, entenda os meses que possuem quedas de venda e crie antecipadamente ofertas e promoções para evitar uma queda muito brusca de receita nesse período.
- Entenda os riscos e os momentos que o seu negócio considerando os desafios atuais da economia e inflação do Brasil do ano de 2017. Este é um fato, antecipe suas necessidades para que você nãoseja surpreendido.
- Converse com o seu melhor cliente e veja como você pode oferecer serviços ou produtos ainda melhores. Quais as necessidades futurasdele e antecipe-se.
- Posicione-se com marca, identidade visual, marketing para gerar empatia e afinidade com o seu público ideal.
- Lembre-se, não existe mais B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), hoje falamos de H2H (human to human). Quanto maior for sua habilidade de conhecer o seu cliente, melhor será a sua oferta paraatendê-lo.
- Planeje-se, não vai faturar aquilo que você esperava, pense em maneiras criativas para superar esse período. Trabalhar dentro de uma realidade é o que faz o seu planejamento ser sustentável a médio e longo prazo.
- Analise seus concorrentes, o mercado e casos de sucesso, mesmo que de segmentos diferentes do seu. É ótimo para ideias.
Pense coletivamente, como ser um líder que inspira e como todos os dias você pode cada vez mais impactar a sua comunidade. Muitas vezes a satisfação não virá apenas no retorno financeiro do seu negócio, mas também no impacto e na transformação que você gera ao seu redor. Um trabalho em 2017 cheio de planejamento, foco e produtividade, compreendendo que o conceito de sucesso e de lucro podem mudar.
Ligia Costa. Empresária, especialista em marketing digital, coach de alta performance e idealizadora da consultoria Thank Godit’s Today.