Opinião

18 anos a serviço dos “amigos da comunicação”

Empresa chega à maioridade nesta terça-feira, 10 de setembro. Em 18 anos de história, Comunique-se tem se colocado como o ponto de encontro da comunicação, auxiliando o setor de relações públicas e valorizando o jornalismo

Dez de setembro de 2001. Há exatos 18 anos surgia mais um projeto no mundo online. Focado em cobrir assuntos relacionados à comunicação social do país, indo do vaivém da imprensa a artigos sobre o setor, o Comunique-se se estruturou a partir da ideia de seu fundador, Rodrigo Azevedo. E, diferentemente de tantas outras marcas nativas digitais, sempre se colocou como além de um mero site segmentado. A ideia sempre foi (e ainda é) ser o “ponto de encontro da comunicação”, principalmente pelo desenvolvimento de serviços que facilitam a vida de quem atua na área. Dessa forma, as soluções criadas para mailing jornalístico, clipping e distribuidor de e-mail também chegam agora à maioridade.

home comunique-sehome comunique-se
Direto do túnel do tempo. Essa era a home do Comunique-se em setembro de 2001 (Imagem: reprodução/web.archive.org)

Leia mais:

Como ocorre com as pessoas, o Comunique-se comemora seu aniversário de 18 anos com amigos e parceiros conquistados desde os primeiros momentos de vida. É o caso da Vera Moreira Comunicação. A agência, que tem as jornalistas Vera Moreira e Ana Finatti como sócias, é cliente desde 2001. “A Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa é parceira do Comunique-se desde o início do Portal. É a nossa ferramenta de informação sobre o que rola na imprensa, os contatos que são tão importantes para nosso trabalho e apoio operacional no cotidiano da agência. Parabéns, C-se! Desejamos sucesso sempre!”, destaca Ana Finatti, demonstrando que, além de ter acesso às soluções corporativas, é leitora do Portal Comunique-se.

ana finatti - comunique-seana finatti - comunique-se
A jornalista Ana Finatti, sócia da Vera Moreira Comunicação. Leitora e cliente do Comunique-se há 18 anos (Imagem: arquivo pessoal)

Mais do que divulgar informações e análises e oferecer soluções tecnológicas voltadas ao setor de comunicação, o Comunique-se ajuda a construir carreiras. Foram milhares de alunos inscritos nos cursos presenciais e online realizados ao longo do tempo. Fora a formação a partir de treinamentos e oficinas livres, há quem tenha conseguido se inserir no mercado de trabalho com a ajuda da empresa. Foi o caso de Maristelly de Vasconcellos. Formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove), ela foi contratada pela Revista Hotéis a partir de currículo divulgado no site. Experiência na redação que a ajudou a impulsionar seu próprio negócio. Co-fundadora do e-commerce Camisetas Rápido, ela encara o mesmo desafio enfrentado por Rodrigo Azevedo há 18 anos: empreender com negócios online no Brasil.

Maristelly de Vasconcelos. Jornalista conseguiu emprego por meio do site (Imagem: arquivo pessoal)

Mais do que leitor

Enquanto Maristelly de Vasconcellos conseguiu um emprego a partir do acesso ao Portal Comunique-se, Almir Rizzatto se tornou parceiro da empresa que hoje chega à maioridade. Começou como leitor e, daí, viu a oportunidade de colaborar. Passou, assim, a “articulista-parceiro” do site, condição que se mantém até hoje. “Sempre admirei o Comunique-se pelo trabalho feito”, comenta. “Ter possibilidade de usar esse canal para transmitir um pouco do meu conhecimento para os leitores do Comunique-se e incentivá-los a refletir sobre este processo de reinvenção que nós, jornalistas, estamos vivendo, é uma alegria e um enorme orgulho. Vida longa, Comunique-se”, enaltece o profissional que, entre um artigo e outro, incentiva o estudo contínuo para os “amigos da comunicação”.

Leitor, articulista e parceiro de negócios. Almir Rizzatto também destaca que a relação com a empresa que se torna “maior de idade” passa a visar aspectos comerciais. Idealizador da Escola Digitalista, ele verá seus cursos divulgados por aqui a partir deste mês, em meio a formato de afiliação, gerando receita para os dois lados. “Ter o Comunique-se como um parceiro agrega muito para nós, da Escola Digitalista. Mais do que simplesmente divulgar os cursos, o portal compartilha nossos artigos, materiais gratuitos, webinários e eventos presenciais. E, assim, juntos, conseguimos levar ao público do portal conteúdos educativos e que gerem valor para esses profissionais de comunicação”, comemora.

Almir Rizzatto. Leitor, articulista e parceiro comercial (Imagem: divulgação)

Uma história de amor

Enquanto Almir Rizzatto destaca a parceria editorial e comercial, há quem credita ao Comunique-se o fato de ter encontrado o amor de sua vida. É o caso da jornalista Eliane de Souza. Por meio do antigo chat do Portal Comunique-se, ela conheceu o também comunicador Ziomar Santos. Das conversas sobre jornalismo para o matrimônio. Já são oito anos de casamento. União que se estende à vida profissional. Juntos, Eliane de Souza e Ziomar Santos comandam o ‘Viaje por Aí’. O projeto de comunicação conta com site e programa de televisão. Atualmente, a atração é exibida diariamente para todo o Brasil por meio da Climatempo TV. Conta, ainda, com edições exibidas pela TV Transamérica (Curitiba), TVT (região metropolitana de São Paulo) e Amazonsat (parte do Norte do país).

Ziomar Santos e Eliane de Souza. O Comunique-se é o “cupido” do casal de jornalistas (Imagem: divulgação)

Facilitando a comunicação

Ao chegar à maioridade, o Comunique-se quer construir mais histórias de parcerias, como as de Ana Finatti & Vera Moreira Comunicação, Maristelly Vasconcellos, Almir Rizzatto e Eliane de Souza & Ziomar Santos. Para isso, a empresa não parou de inovar com o tempo. São serviços e soluções desenvolvidos ao longo de 18 anos de história. Tanto que, atualmente, a corporação mantém o Portal Comunique-se e é detentora das marcas Workr, Influency.me, SuaTV, RIWeb e DINO – Divulgador de Notícias. Ainda é responsável pela realização do Prêmio Comunique-se e o Prêmio Influency.me. Com todos os produtos ações, o objetivo segue o mesmo que o de setembro de 2001: facilitar a comunicação por meio de recursos tecnológicos e ser o “ponto de encontro da comunicação”.

Comunique-se! (Imagem: divulgação)
Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

AM Best Divulga Procedimento de Critérios Revisado: “Classificações de Escala Nacional da AM Best”

A AM Best divulgou seu procedimento de critérios revisado, "Classificações de Escala Nacional da AM…

13 horas ago

KAGA FEI expande linha de módulos sem fio com suporte a Bluetooth 6

A KAGA FEI Co., Ltd., líder mundial de mercado em fornecer módulos sem fio de…

13 horas ago

Robôs colaborativos ganham espaço no Brasil

Robôs colaborativos, conhecidos como cobots, ganham espaço nas linhas de produção brasileiras por permitirem interação…

13 horas ago

Atendimento integrado impulsiona clínicas multidisciplinares

A busca por saúde, beleza e bem-estar em um só lugar impulsiona o crescimento das…

13 horas ago

Escovas para garrafas reforçam segurança na indústria alimentícia

A Weinberger, com 80 anos de tradição, é citada como exemplo de fabricante de soluções…

13 horas ago

Mangueiras para água e ar reforçam eficiência industrial

Mangueiras para água e ar auxiliam no transporte seguro de fluidos em indústrias como construção…

13 horas ago