ESPECIAIS

18 anos a serviço dos “amigos da comunicação”

comunique-se - 18 anos
(Imagem: Rafael Levi)

Empresa chega à maioridade nesta terça-feira, 10 de setembro. Em 18 anos de história, Comunique-se tem se colocado como o ponto de encontro da comunicação, auxiliando o setor de relações públicas e valorizando o jornalismo

Dez de setembro de 2001. Há exatos 18 anos surgia mais um projeto no mundo online. Focado em cobrir assuntos relacionados à comunicação social do país, indo do vaivém da imprensa a artigos sobre o setor, o Comunique-se se estruturou a partir da ideia de seu fundador, Rodrigo Azevedo. E, diferentemente de tantas outras marcas nativas digitais, sempre se colocou como além de um mero site segmentado. A ideia sempre foi (e ainda é) ser o “ponto de encontro da comunicação”, principalmente pelo desenvolvimento de serviços que facilitam a vida de quem atua na área. Dessa forma, as soluções criadas para mailing jornalístico, clipping e distribuidor de e-mail também chegam agora à maioridade.

home comunique-se
Direto do túnel do tempo. Essa era a home do Comunique-se em setembro de 2001 (Imagem: reprodução/web.archive.org)

Leia mais:

Como ocorre com as pessoas, o Comunique-se comemora seu aniversário de 18 anos com amigos e parceiros conquistados desde os primeiros momentos de vida. É o caso da Vera Moreira Comunicação. A agência, que tem as jornalistas Vera Moreira e Ana Finatti como sócias, é cliente desde 2001. “A Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa é parceira do Comunique-se desde o início do Portal. É a nossa ferramenta de informação sobre o que rola na imprensa, os contatos que são tão importantes para nosso trabalho e apoio operacional no cotidiano da agência. Parabéns, C-se! Desejamos sucesso sempre!”, destaca Ana Finatti, demonstrando que, além de ter acesso às soluções corporativas, é leitora do Portal Comunique-se.

ana finatti - comunique-se
A jornalista Ana Finatti, sócia da Vera Moreira Comunicação. Leitora e cliente do Comunique-se há 18 anos (Imagem: arquivo pessoal)

Mais do que divulgar informações e análises e oferecer soluções tecnológicas voltadas ao setor de comunicação, o Comunique-se ajuda a construir carreiras. Foram milhares de alunos inscritos nos cursos presenciais e online realizados ao longo do tempo. Fora a formação a partir de treinamentos e oficinas livres, há quem tenha conseguido se inserir no mercado de trabalho com a ajuda da empresa. Foi o caso de Maristelly de Vasconcellos. Formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove), ela foi contratada pela Revista Hotéis a partir de currículo divulgado no site. Experiência na redação que a ajudou a impulsionar seu próprio negócio. Co-fundadora do e-commerce Camisetas Rápido, ela encara o mesmo desafio enfrentado por Rodrigo Azevedo há 18 anos: empreender com negócios online no Brasil.

maristelly de vasconcelos - comunique-se
Maristelly de Vasconcelos. Jornalista conseguiu emprego por meio do site (Imagem: arquivo pessoal)

Mais do que leitor

Enquanto Maristelly de Vasconcellos conseguiu um emprego a partir do acesso ao Portal Comunique-se, Almir Rizzatto se tornou parceiro da empresa que hoje chega à maioridade. Começou como leitor e, daí, viu a oportunidade de colaborar. Passou, assim, a “articulista-parceiro” do site, condição que se mantém até hoje. “Sempre admirei o Comunique-se pelo trabalho feito”, comenta. “Ter possibilidade de usar esse canal para transmitir um pouco do meu conhecimento para os leitores do Comunique-se e incentivá-los a refletir sobre este processo de reinvenção que nós, jornalistas, estamos vivendo, é uma alegria e um enorme orgulho. Vida longa, Comunique-se”, enaltece o profissional que, entre um artigo e outro, incentiva o estudo contínuo para os “amigos da comunicação”.

Leitor, articulista e parceiro de negócios. Almir Rizzatto também destaca que a relação com a empresa que se torna “maior de idade” passa a visar aspectos comerciais. Idealizador da Escola Digitalista, ele verá seus cursos divulgados por aqui a partir deste mês, em meio a formato de afiliação, gerando receita para os dois lados. “Ter o Comunique-se como um parceiro agrega muito para nós, da Escola Digitalista. Mais do que simplesmente divulgar os cursos, o portal compartilha nossos artigos, materiais gratuitos, webinários e eventos presenciais. E, assim, juntos, conseguimos levar ao público do portal conteúdos educativos e que gerem valor para esses profissionais de comunicação”, comemora.

almir rizzatto - comunique-se
Almir Rizzatto. Leitor, articulista e parceiro comercial (Imagem: divulgação)

Uma história de amor

Enquanto Almir Rizzatto destaca a parceria editorial e comercial, há quem credita ao Comunique-se o fato de ter encontrado o amor de sua vida. É o caso da jornalista Eliane de Souza. Por meio do antigo chat do Portal Comunique-se, ela conheceu o também comunicador Ziomar Santos. Das conversas sobre jornalismo para o matrimônio. Já são oito anos de casamento. União que se estende à vida profissional. Juntos, Eliane de Souza e Ziomar Santos comandam o ‘Viaje por Aí’. O projeto de comunicação conta com site e programa de televisão. Atualmente, a atração é exibida diariamente para todo o Brasil por meio da Climatempo TV. Conta, ainda, com edições exibidas pela TV Transamérica (Curitiba), TVT (região metropolitana de São Paulo) e Amazonsat (parte do Norte do país).

ziomar santos e eliane de souza - comunique-se
Ziomar Santos e Eliane de Souza. O Comunique-se é o “cupido” do casal de jornalistas (Imagem: divulgação)

Facilitando a comunicação

Ao chegar à maioridade, o Comunique-se quer construir mais histórias de parcerias, como as de Ana Finatti & Vera Moreira Comunicação, Maristelly Vasconcellos, Almir Rizzatto e Eliane de Souza & Ziomar Santos. Para isso, a empresa não parou de inovar com o tempo. São serviços e soluções desenvolvidos ao longo de 18 anos de história. Tanto que, atualmente, a corporação mantém o Portal Comunique-se e é detentora das marcas Workr, Influency.me, SuaTV, RIWeb e DINO – Divulgador de Notícias. Ainda é responsável pela realização do Prêmio Comunique-se e o Prêmio Influency.me. Com todos os produtos ações, o objetivo segue o mesmo que o de setembro de 2001: facilitar a comunicação por meio de recursos tecnológicos e ser o “ponto de encontro da comunicação”.

comunique-se - escritorio
Comunique-se! (Imagem: divulgação)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR