Portal Comunique-se

Ser jornalista é…

Ser jornalista é…
Reunimos relatos de jornalistas de todo o país. (Imagem: iStock).

No Dia do Jornalista, perguntamos a profissionais da imprensa brasileira o que a função representa. Veja as respostas

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Mais um Dia do Jornalista chega e, com ele, reflexões sobre o papel da imprensa na sociedade. Mas o que a profissão representa para quem dá vida a ela, os próprios jornalistas? De desafios diários a poesia, profissionais de todo o país resumiram sua relação com a categoria que representam.

Leia mais:

A data comemorada em 7 de abril foi criada em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e é uma homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos. Ela remete à renúncia do então imperador Dom Pedro I (ao qual Badaró era oposicionista), em 1831. O dia foi escolhido também para a criação oficial da entidade, que completa 114 anos nesta quinta-feira.

Em 2022, o Dia do Jornalista ganha um significado ainda maior e remete aos desafios e riscos vividos por esses profissionais em busca das notícias (seja no Brasil ou na cobertura de guerra, com enviados ao conflito entre Rússia e Ucrânia). Segundo o relatório “Violações à Liberdade de Expressão”, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), apenas no Brasil ao menos 230 ataques verbais e/ou físicos contra profissionais da imprensa e veículos de comunicação foram registrados no último ano

Mesmo em meio a esse cenário, o jornalismo segue “na veia” e pode ser percebido, ainda, em iniciativas da categoria: jornalistas têm investido em projetos independentes, conteúdos de áudio e vídeo e redes de apoio. Os “desertos de notícias”, por exemplo, foram reduzidos em 9,5% no Brasil, segundo edição mais recente do Atlas da Notícia.

Para a imprensa brasileira, ser jornalista é…

Com o objetivo de entender — e refletir — sobre o significado da profissão nos dias atuais, perguntamos para jornalistas de todo o Brasil o que é ser jornalista para eles. A questão foi levantada por meio de ação realizada pela plataforma Comunique-se 360 junto à comunidade de jornalistas presentes no serviço de mailing de imprensa oferecido pela media tech.

Veja, abaixo, os relatos de alguns jornalistas:

“Ser jornalista é… ter sensibilidade e empatia em cada fato narrado, cada informação publicada, é ser um tradutor fiel dos anseios da sociedade, é registrar com ética, com verdade e compromisso. É acreditar que nós somos agentes de mudança e multiplicador de oportunidades e soluções na vida das pessoas.”
Ana Amélia Coelho Lemos
Radio Grande Rio FM – Petrolina (PE)

“Ser jornalista é… ser persistente na busca da verdade e aguentar o tranco.”
Eliane Cantanhêde
Estadão – São Paulo (SP)/GloboNews – Rio de Janeiro (RJ)/Rádio Eldorado – São Paulo (SP)/Rádio Jornal de Pernambuco (PE)

“Ser jornalista é….ser resiliente, persistente e sobretudo comprometido com as causas sociais.”
Fátima Brandão
Rádio Subáe – Feira de Santana (BA)

“Ser jornalista é… esquecer que o dia tem 24 horas!”
Jean Luiz Féder
Site Now Boarding – Curitiba (PR)

“Ser jornalista é… ‘aprender, experimentar, sentir, ver e ouvir tudo’.”
Luciamem Winck
Jornal Correio do Povo – Porto Alegre (RS)

“Ser Jornalista é… ser um eterno contador de histórias reais, um leal soldado em busca da verdade, que faz o que ama. Jamais conheci um jornalista que não gostasse do que faz. Mas também uma profissão que sofre com a desvalorização, com salários menores, cargas horárias gigantescas, principalmente no interior. É preciso nesta data relembrar sim das coisas boas que o jornalista representa e faz, mas também lembrar do profissional que acorda cedo, dorme tarde, trabalha com medo, mas jamais deixa de realizar sua missão que é informar.”
Leandro Zanotto
Jornal e TV Bom Dia – Erechim (RS)

“Ser jornalista é… ter ódio e nojo à mentira.”
Aziz Filho
Diário do Porto – Rio de Janeiro (RJ)

“Ser jornalista é… compreender que as palavras têm sim o poder de transformar a nossa sociedade!”
Ana Claudia Martins
Jornal Cruzeiro do Sul – Sorocaba (SP)

“Ser jornalista é… desmascarar inverdades em questões de segundos! Ser jornalista é estar sempre ao lado dos mais dilacerados e oprimidos! Ser jornalista é levar a boa notícia a todos os quatro cantos do país! Ser jornalista é atuar ao lado da justiça, para haver menos injustiça!”
Eduardo Leoni
Grupo Acontece de Comunicação – Ribeirão Preto (SP)

“Ser jornalista é… se ater à verdade nua crua, sem interesses e sem predileções. É um ato de coragem e uma missão solitária.”
Lilian Mancuso
Jornal Empresas & Negócios – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… lutar contra as fake news todos os dias e ainda ser acusado de disseminar fake news.”
Manoel Paulo
Portal EasyCOOP – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… fascinante, por vários motivos: maravilha para curiosos que gostam de saber antes o que vai ser notícia depois; oportunidade invulgar de conhecer pessoas fascinantes, lugares espetaculares, temas controversos; viajar, viajar, viajar para lugares exóticos (ou nem tanto). E, no final do mês, ainda ser pago por isso.”
Humberto Trezzi
Zero Hora – Porto Alegre (RS)

“Ser jornalista é… preservar sua fonte, ser ético e, principalmente, trabalhar com a verdade!”
Antonio Matos
Jornal do Comércio – Fortaleza (CE)

“Ser jornalista é… acordar cedo e saber de todas as notícias e procurar com sua vivência e capacidade de trabalho, formar opinião. Ser jornalista é ter a competência, sabedoria e vivência e saber se dedicar a esse trabalho tão fantástico, como um vício da notícia e compromisso com a verdade. Viva o jornalista comprometido com a verdade.”
Francisco de Assis
Rádio Cultura – Poços de Caldas (MG)

“Ser jornalista é… ficar antenado aos fatos e acontecimentos para produzir e divulgar a notícia com o máximo de coerência possível, além de ter a consciência inovadora, sem desprezar as origens.”
Noel Tavares
Rádio Sociedade da Bahia – Salvador (BA)

“Ser jornalista é… ter a responsabilidade com o fato, a verdade, a novidade. Ser jornalista é lutar contra a desinformação profissional.”
Álvaro Cézar Galvão
Divino Guia/Rotas e Notas/Chefs do Apetite – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… a arte de olhar com lupa os fatos e relatá-los de forma honesta e justa — muitos veem as coisas, mas poucos conseguem traduzir o que enxergam em algo relevante e importante para a sociedade como um todo. Não podemos separar o joio do trigo e publicar apenas o joio (ou apenas o trigo), como muitos fazem por aí — jornalismo bem feito é aquele que mostra os dois lados da moeda.”
Márcio de Luca
Conteúdo Motorsport – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… estar em estado constante de indignação. O dia em que a pessoa parar de se indignar com os absurdos que ouve e vê, pode trocar de profissão porque perdeu a emoção que nos move.”
Anna Bernardoni (em citação — e homenagem — ao jornalista Geneton Morais Neto)
TV Globo – Rio de Janeiro (RJ)

“Ser jornalista é… INTRIGANTE.”
Roberta Marques Marchioti
Jornal Camda – Adamantina (SP)

“Ser jornalista é… reportar a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade, sem qualquer viés político. O jornalismo é uma profissão que nos permite ajudar as pessoas por meio de informações sérias, fidedignas e coletadas de fontes especializadas, seguras e, acima de tudo, honestas. Independentemente do segmento de atuação, devemos lembrar sempre da nossa responsabilidade em relação à veracidade da informação e do nosso compromisso de sermos fiéis à verdade!”
Adenilde Bringel
Companhia de Imprensa – Santo André (SP)

“Ser jornalista é…fazer a história. O jornalista deve mostrar os fatos com isenção, deixando para o público fazer sua própria avaliação.”
Adonis Alonso
Criatix Comunicação/Blog do Adonis – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é.. trabalhar com a verdade, sem interesses pessoais ou de grupos.”
Jander Paulo
Tribuna News – Formosa (GO)

“Ser jornalista é …contar histórias diferentes, em locais diferentes e para pessoas diferentes. É se desafiar a cada pauta para ser fiel aos fatos, informando com responsabilidade e imparcialidade.”
Norton Avila
Rádio Integração FM – Restinga Sêca (RS)

“Ser jornalista é… exercício constante de escuta, aprendizado e entrega.”
Maristela Crispim
Eco Nordeste – Fortaleza (CE)

“Ser jornalista é… enfrentar todos os dias um novo desafio! Convencer alguém sobre a importância de uma pauta, compreender a história, conseguir uma boa entrevista com boas imagens que contem a história e transformar tudo isso numa reportagem clara que conquiste o público! Sem se esquecer de lutar todos os dias por uma infraestrutura que apoie todo esse trabalho!”
Anapaula Ziglio
TV Conecta – Jaguariúna (SP)

“Ser jornalista é… enxergar o fato com a razão, informar com dedicação e responsabilidade ao ponto das pessoas entenderem a sua mensagem como notícias!”
Walmir Ferreira
Portal Obidense – Óbidos (PA)

“Ser jornalista é… conviver com a verdade, ser transparente, exercitar a empatia e praticar uma comunicação eficaz.”
Fernando Vasconcelos
Portal Meio e Mídia – Brasília (DF)

“Ser jornalista é… acreditar que ao realizar um trabalho ético e compromissado, podemos construir uma sociedade mais justa e empática.”
Patricia Finotti
Portal Patricia Finotti – Goiânia (GO)

“Ser jornalista é… 44 anos tentando descobrir novas informações, fugindo das armadilhas das fontes e me divertindo a cada exclusividade. É bem divertido.”
Luciano Borges
ESPN – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… ‘um romance sem fim’.”
Paulo César Dutra
Folha Diária – Vitória (ES)

“Ser jornalista é… poder conectar a informação com a massa de forma inerente e coesa, mobilizar o pensamento e as ideias mais pertinentes apresentadas para a sociedade, fazendo com que todos possam se comunicar de maneira branda e clara, interpretando cada fato em sentenças precisas e necessárias, fazendo com que o repórter não seja apenas o intermediador, faça parte deste contexto social e antológico que move o coletivo. Para mim, ser jornalista é mergulhar a fundo nos fatos e traduzir de forma clara e compreensível, para que o público tenha interesse e participe abertamente, com ideias amplas e conexivas para um desenvolvimento pleno e completo da sociedade como um todo.”
Patrícia Visconti
O Barquinho Cultural – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… ‘renovar o fôlego todos os dias’, com foco na missão de informar com ética e, construção de pontes positivas para um mundo mais interessante de viver.”
Neuza Maria
Portal e TV Fator Brasil – Rio de Janeiro (RJ)

“Ser jornalista é… saber resistir com a verdade à onda de mentiras veiculadas diariamente na mídia com pensamento único.”
Roberto Junquilho
Século Diário – Vitória (ES)

“Ser jornalista é… mais do que uma profissão, é um sentimento. Toma conta do corpo e da mente e o torna algo além do inexplicável. A obstinação pela informação é capaz de velar o perigo e lançá-lo nos mais diversos desafios. Reportar o sofrimento abafando no peito a dor do outro, represar o gosto da vitória do time na cobertura da partida, varar a noite em coberturas … e traduzir tudo isso em frases, títulos, chamadas, vídeos, entrevistas…neste dia que é meu, é seu e de todos nós, agentes da notícia, não importa se nos calam, nos agridam, nos menosprezem, vamos continuar firmes, com o coração acelerado diante do cumprimento da pauta e com a alma lavada diante do furo, porque o sentimento sobrevive, inspira, renasce e contamina.”
Solange Calvo
Plataforma Noomis, Febraban – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… esparzir ideias e conceitos livres de amarras ideológicas.”
Jose Leonil Lobato
Jornal Empresas & Negócios – São Paulo (SP)

“Ser jornalista é… informar com credibilidade e respeito ao ouvinte.”
Sebastião Maciel
Rádio Araucária FM 95.1 – Mangueirinha (PR)

“Ser jornalista é… espera um pouco. Caiu, desabou, nasceu? Tem muita ação acontecendo agora, e o jornalista é aquela pessoa que tem que dar conta de tudo ontem, para que você saiba o que acontece hoje no mundo. Se primeiro de abril é o Dia da Mentira, nada mais lógico que sete dias depois a gente tenha um dia para a verdade, o Dia do Jornalista. Calma… Chamou? Escreveu? Registrou? Tem sempre gente lá, pra tornar o fato algo inquestionável, ou para descobrir algo que precisa ser revelado. Ser jornalista… é algo que ainda não sei o que é, porque estamos sempre em construção, em evolução, ou, como seria mais correto, ESTAMOS SEMPRE EM EDIÇÃO!”
Alethéa Morel
TV Cidade – Fortaleza (CE)

*Matéria atualizada em 7 de abril para inclusão de relatos.

Compartilhe
2
0

Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner