cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds Dados apontam que movimentação de cargas no setor portuário cresceu 9,7% no quadrimestre de 2021 - Portal Comunique-se
Portal Comunique-se

Dados apontam que movimentação de cargas no setor portuário cresceu 9,7% no quadrimestre de 2021

cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

Tanto os terminais públicos quanto os privados apresentaram evolução no transporte de mercadorias em relação aos quatro primeiros meses do ano passado

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

São Paulo 3/8/2021 –

Tanto os terminais públicos quanto os privados apresentaram evolução no transporte de mercadorias em relação aos quatro primeiros meses do ano passado

Exatamente um ano após o início da pandemia da Covid-19, o setor portuário brasileiro registrou no primeiro quadrimestre de 2021 um crescimento de 9,7% na movimentação de cargas pelos terminais de todo o país em relação ao ano passado. Segundo dados do Painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foram transportadas 380,5 milhões de toneladas entre janeiro e abril deste ano.

Desse total, 249,7 milhões de toneladas de carregamento foram embarcadas e recebidas nos portos privados, representando um salto de 9,94% na comparação com o mesmo intervalo de tempo em 2020. Já os terminais públicos foram responsáveis pela movimentação de um volume estimado em 130,8 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 9,33% em um ano. Somente em abril, o setor movimentou 100,5 milhões de toneladas de carga, evolução de 6,2% frente ao quarto mês do ano anterior.

Santos lidera entre os terminais públicos

Com 38,1 milhões de toneladas movimentadas no primeiro quadrimestre de 2021, o Porto de Santos foi o terminal público que mais se destacou no período, registrando um crescimento de 7,75%. Logo atrás, completando o pódio, vieram os portos de Paranaguá (PR), com 16,5 milhões de toneladas (+0,35%), e Itaguaí (RJ), com 15,9 milhões de toneladas (34,7%).

Movimentação de cargas nos portos privados cresce quase 10% entre janeiro e abril

Com as 249,7 milhões de toneladas movimentadas, gerando um crescimento de 9,9% na comparação com os quatro primeiros meses de 2021, os Terminais de Uso Privado (TUPs) foram responsáveis por 65,6% de toda a carga embarcada e recebida nos portos brasileiros. Dentre os produtos transportados que apresentaram maior crescimento, estiveram a carga geral (+18,8%), contêineres (+16,3%), granéis líquidos e gasosos (+15%) e granéis sólidos (+5,85%).

Já o ranking dos terminais privados que mais movimentaram carga no período analisado foi composto pelo Ponta da Madeira (MA), com 54,4 milhões de toneladas (+5%), Angra dos Reis (RJ), com 22,7 milhões de toneladas (+8,52%), e São Sebastião (Almirante Barroso, SP), com 18,1 milhões de toneladas (+3,6%).

Movimentação de cargas no Pecém cresceu 70% em maio

Localizado no estado do Ceará, o Porto do Pecém registrou um crescimento de 70% somente em maio de 2021. Se no mesmo período do ano anterior foi transportado 1 milhão de toneladas de carga, menor movimentação no terminal em todo o ano de 2020 (em razão da pandemia), o quinto mês deste ano registrou 1,7 milhão de toneladas. De toda essa mercadoria transportada, 1,2 milhão referiu-se a desembarques (+77%), enquanto os embarques totalizaram 496 mil toneladas (+53%).

Movimentação de carga segura

Sem dúvida, a indústria move-se por todo o Brasil por meio da movimentação de mercadorias. E, para que tudo isso ocorra de forma ágil e segura, transportadoras e empresas do segmento utilizam protocolos e equipamentos que garantem a eficiência dessas atividades, como as cintas de amarração de carga utilizadas no processo de deslocamento de produtos, oferecendo resistência, flexibilidade e estabilidade no transporte de grandes cargas.

Website: https://www.polifitema.com.br/

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds