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Tecnologia de assistentes de ponto cego evita acidentes de trânsito

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Empresa alemã de segurança realiza testes para certificação de novas funcionalidades

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28/7/2021 – Para reforçar a segurança veicular, os sistemas de informação e assistência têm sido um padrão nos automóveis mais modernos.

Empresa alemã de segurança realiza testes para certificação de novas funcionalidades

Antes de sair para viagem ou encarar uma rodovia, algumas medidas devem ser tomadas para que o condutor possa seguir o percurso com segurança. Entre elas está a adaptação do banco, do cinto de segurança e conferência dos retrovisores. Ajustar os espelhos, neste contexto, é indispensável, pois o campo de visão é responsável por 90% das informações necessárias para uma direção segura, afinal trata-se de um acessório utilizado para ampliar a visibilidade dos motoristas. No entanto, muitos acidentes são causados devido aos pontos cegos, ou seja, áreas ao redor do veículo que não podem ser observadas pelo motorista, o que pode provocar diversos acidentes.

Para reforçar a segurança veicular, os sistemas de informação e assistência têm sido um padrão nos automóveis mais modernos. Seja um programa de navegação com recomendação para evitar congestionamento, controle de proximidade, aviso de mudança de faixa, assistente de freio de emergência, assistente de ponto cego, alerta de fadiga, sistemas de luz ativa baseados em câmera, assistente de visão noturna, controle de dinâmica de direção e muito mais. “Todos esses sistemas contribuem para informar e apoiar o motorista e, se necessário, compensar suas falhas a fim de reduzir ainda mais o número de pessoas mortas e feridas no trânsito”, afirma Peter Rücker, chefe da DEKRA Accident Research.

Pensando na redução dos casos de acidentes por este motivo, na Alemanha está disponível desde 2020 o assistente de torneamento, onde, se outro usuário da estrada estiver localizado em um campo sem visão, o motorista recebe um aviso visual e, com alguns projetos, um aviso acústico opcional. Os modelos podem ser adaptados e são testados pela DEKRA Automotive Test Center na pista de Lausitzring, em Klettwitz. Dependendo do fabricante, os assistentes de viragem usam câmeras, sensores ultrassônicos e/ou radar para monitorar uma faixa de 1,6 metros de largura e 6 metros de comprimento ao lado do caminhão, com a área coberta começando na frente do veículo e 0,9 metros para o lado.

Por isso, a DEKRA conta com especialistas no Brasil e no mundo que avaliam estas novas funcionalidades dos veículos para que tenham um desempenho satisfatório e promovam um trânsito mais seguro a todos. Além da expertise em testes de sensores veiculares, a organização realiza a certificação para carros autônomos em todo o território europeu. No Brasil, a DEKRA fomenta e apoia estudos e avanços em tecnologias voltadas à segurança viária, mobilidade automatizada e conectividade de direção.

Website: http://www.dekra.com.br

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