Portal Comunique-se

Setor imobiliário cresce nos seis primeiros meses de 2021

O mercado imobiliário teve alta no primeiro semestre de 2021, e isso pode ser constatado inclusive em Piracicaba. Dados da Abrainc e da Fipe mostram que as vendas de imóveis no país aumentaram 26,1% no ano passado, quando teve início a pandemia da Covid-19.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Piracicaba, São Paulo 4/8/2021 – Em Piracicaba, tanto em locação quanto em vendas, incluindo lançamentos, houve aumento em relação a 2020.

O mercado imobiliário teve alta no primeiro semestre de 2021, e isso pode ser constatado inclusive em Piracicaba. Dados da Abrainc e da Fipe mostram que as vendas de imóveis no país aumentaram 26,1% no ano passado, quando teve início a pandemia da Covid-19.

O mercado imobiliário teve alta no primeiro semestre de 2021, e isso pode ser constatado inclusive em Piracicaba. Dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas) mostram que as vendas de imóveis no país aumentaram 26,1% no ano passado, quando teve início a pandemia da Covid-19. Foram 119.911 unidades comercializadas, o melhor resultado desde 2014, quando o setor estava em fase de expansão.

De janeiro a junho, os lançamentos totalizaram 27.114 unidades, superando o recorde anterior do primeiro semestre de 2019, com o registro de 20.157 unidades lançadas. As vendas apresentaram resultados ainda melhores, com 29.935 unidades comercializadas, superando a última marca de 19.641 unidades negociadas também no semestre inicial de 2019.

Em Piracicaba, tanto em locação quanto em vendas, incluindo lançamentos, houve aumento em relação a 2020. De acordo com o Departamento de Inteligência de Mercado da Frias Neto Consultoria de Imóveis, imobiliária de Piracicaba que existe há mais de 32 anos, o valor total do VGL (Valor Geral de Locação) de janeiro a junho deste ano aumentou 45% na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve, ainda, crescimento em VGV (Valor Geral de Vendas) de 43,3% no setor de terceiros (imóveis prontos) em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os dados indicam, ainda, recorde de VGL (Valor Geral de Locação) na história da imobiliária. O maior volume de locações na empresa até então era setembro de 2020, porém, neste ano o VGL teve aumento de 41,9% em comparação com junho do ano passado.

Outras constatações obtidas com os dados do Departamento de Inteligência de Mercado da Frias Neto são que os imóveis comerciais foram responsáveis por 33,02% do valor total do VGL (Valor Geral de Locação) no semestre.

“O comportamento das pessoas mudou com a pandemia e muitos passaram a ter um novo relacionamento com o imóvel, principalmente o lar, aliando necessidade e prazer, passaram a valorizar muito mais sua moradia. Devido à necessidade de ficarem em casa, elas passaram a ter outra percepção sobre os lares e os espaços para trabalho”, afirma Angelo Frias Neto, diretor-presidente da imobiliária e diretor da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário) e do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Ele comentou também que taxa de juros para financiamentos imobiliários está entre os menores patamares já vistos na história, o que provocou no financiamento de imóveis (que cresceu 57,5% no ano passado – com R$ 124 bilhões liberados pelos bancos) novo salto em 2021, de 113% no primeiro trimestre na comparação de janeiro a março de 2020.

“É bem provável que a taxa de juros do financiamento imobiliário de pessoa física esteja num dos menores patamares que já vimos. E isso é um grande potencial para novos lançamentos de produtos, compra e venda de imóveis”, comentou o engenheiro civil Guilherme Lapo, cofundador da RExperts, durante a palestra no 76º Encontro ABMI.

Website: https://www.friasneto.com.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner