Categories: noticias-corporativas

Constelação Familiar é opção para resolução de conflitos

São Paulo – SP 20/10/2021 – Especialmente para famílias maiores, terapia é uma estratégia de enfrentamento eficaz para lidar com situações traumáticas e promover mudanças positivas

Para 31% dos brasileiros, relação com a família piorou durante a quarentena; segundo especialista, técnicas como a Constelação Familiar podem ajudar a resolver esses conflitos

Na primeira onda da pandemia de Covid-19, governos do Brasil e do mundo estabeleceram medidas de quarentena e isolamento social que levaram as famílias ao confinamento. Como resultado, 31% dos brasileiros revelaram que a relação familiar piorou desde o início da crise sanitária. Foi o que demonstrou a Pesquisa PoderData, realizada e divulgada no primeiro semestre de 2021.

Na visão do treinador comportamental Marcos Mazullo, do Instituto Consciência e Prosperidade, as medidas foram cruciais para conter a pandemia e proteger o sistema de saúde de uma sobrecarga. No entanto, os critérios afetaram a qualidade de vida das pessoas, geraram conflitos e causaram preocupações para o bem-estar psicológico das famílias.

“Agora, esses conflitos devem ser resolvidos. Especialmente para famílias maiores, terapia é uma estratégia de enfrentamento eficaz para lidar com situações traumáticas e promover mudanças positivas em situações estressantes, como a que estamos vivendo”, afirma.

Neste sentido, segundo Mazullo, técnicas como a Constelação Familiar são ferramentas que podem ajudar a resolver conflitos cuja raiz se concentra na própria relação entre os membros de um grupo parental.

Constelação Familiar: o que é e como pode ajudar no contexto de pandemia?

Método baseado em elementos da terapia familiar sistêmica, a Constelação Familiar foi criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, e embora não seja reconhecida como terapia pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) nem pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), foi incorporada ao rol das Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) do SUS (Sistema Único de Saúde) em 2018.

Mazullo destaca que a técnica pode ser benéfica para aumentar o bem-estar das famílias no período de confinamento. “Tenho visto os emaranhados familiares aflorarem ainda mais durante a pandemia, pois as perdas que aconteceram tendem a produzir identificações com quem se foi e geram um desejo inconsciente negativo. Aliás, muitas pessoas geram doenças para cumprir esse objetivo, adoecendo psicológica e fisicamente. Ao quebrar esse ciclo, a Constelação pode trazer o equilíbrio de volta, deixando a ordem natural das coisas agirem”, afirma.

O especialista destaca que a Constelação Familiar é uma prática complementar, já que serve de suporte a outras terapias. “Eu gosto do termo integrativo, pois, com outras linhas terapêuticas, conseguimos integrar o que cada uma tem de melhor com a constelação e, assim, criamos um caminho de contato com a energia de cura, favorecendo o cliente”, explica.

Para além de relações imediatas, segundo Mazullo, a Constelação Familiar pode ajudar a resolver questões com os ancestrais.

“Sem perceber, trazemos para um relacionamento a influência de nossa ancestralidade, um sistema que nos foi entregue por nossos pais e que eles, por sua vez, já herdaram dos pais deles. Assim, se há um emaranhado na história de nossos pais ou avós, este acaba influenciando em nossos relacionamentos conjugais e familiares. Com a Constelação, conseguimos tomar consciência e agir para devolver o equilíbrio do sistema”, sustenta.

Mazullo acrescenta que a terapia tem como base trazer esse equilíbrio de volta, utilizando as leis dinâmicas do universo, que são “Pertencimento”, “Hierarquia” e “Equilíbrio”.

“Essas leis foram decodificadas por Hellinger através da observação de núcleos familiares e podem nos dar uma visão importante para o aprofundamento e melhoria das relações familiares, especialmente em contexto de pandemia”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.conscienciaeprosperidade.com.br/

Website: https://www.conscienciaeprosperidade.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Consultoria de imagem orienta mulheres profissionalmente

Estudos indicam que a aparência tem impacto significativo em áreas como vendas, direito e medicina,…

14 horas ago

Congresso do setor anuncia Frente Parlamentar de Precatórios

Iniciativa discutirá marco regulatório para trazer segurança e transparência ao mercado; objetivo é democratizar o…

14 horas ago

Grupo BBF contibui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

14 horas ago

Ataques a certificados digitais trazem riscos para empresas

Principais consequências que as empresas podem enfrentar envolvem perda de receitas, atrasos na entrega de…

14 horas ago

Harmonização orofacial é uma oportunidade para odontologista

A formação em odontologia proporciona uma base de conhecimento em anatomia facial, o que é…

14 horas ago

Educação: Brasil está abaixo da média em pensamento criativo

Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância…

14 horas ago