Portal Comunique-se

Música Nacional em destaque segundo o YouTube

Funk e piseiro estão no ranking de vídeos mais assistidos na rede, logo abaixo de canais de jogos e de ciência.

Compartilhe

São Paulo 12/1/2022 – O funk evidencia aquilo que a sociedade, no geral, faz “vista grossa”, na medida em que dá voz e legitima a história de vida de muitos artistas

Funk e piseiro estão no ranking de vídeos mais assistidos na rede, logo abaixo de canais de jogos e de ciência.

O YouTube divulgou no dia 1 de dezembro de 2021 a lista dos vídeos mais acessados no site entre os dias 1 de janeiro a 15 de novembro de 2021 e revelam um crescimento na busca de músicas nacionais na plataforma.

O funk, que foi originalmente criado nos Estados Unidos na década de 60, chegou ao Brasil no final de 1970 e era apreciada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Pouco tempo depois, novas vertentes como o “Baile Pesadão”, foram inseridas no subúrbio e ganharam o coração daqueles que viram nas batidas um ritmo de vida, tornando-se um estilo musical popular e abrangente.

Nos anos 2000 o funk ganhou o cenário nacional com grupos como Bonde do Tigrão, Claudinho e Buchecha e outros nomes que traziam a diversão, realidade das favelas e letras provocativas misturadas com irreverência e sons marcantes.

Atualmente, o funk tem cenário de presença mundial, como é o caso da cantora Anitta, que participou de um evento em uma das maiores redes de televisão americana, levando a música brasileira para os lares norte-americanos.

Em 2020 a música brasileira ganhou destaque mundial, com outros ritmos, inclusive o sertanejo. Esse crescimento fez com que cada vez mais pessoas ingressassem no universo musical, como, por exemplo, a professora de história de Belo Horizonte, Maxilaine, que decidiu dividir a atenção da sala de aula com os palcos.

“Para mim foi uma virada de chave. A música sempre se fez presente na história da humanidade como fonte de expressão, sentimentos, conquistas e agora poder me expressar além das aulas, tornou realidade um sonho de criança”, relatou Maxilaine.

A professora, que decidiu sair do estado mineiro para adentrar no universo do funk no Rio de Janeiro, onde gravou algumas músicas com a produtora Kondzilla, desembarcou em São Paulo em busca de maiores oportunidades no cenário musical.

“O funk evidencia aquilo que a sociedade, no geral, faz ‘vista grossa’, na medida em que dá voz e legitima a história de vida de muitos artistas, que, por outro caminho, dificilmente seriam ouvidos e teriam a sua arte reconhecida e isso também é história”, finaliza a professora e cantora.

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Fale com um especialista
Fale com um especialista