Portal Comunique-se

O que são e como utilizar os links follows e no follows?

Nathália Cremoneze, gerente de produto no Dino, explica qual a importância da visibilidade nas mídias para geração de autoridade e as características dos links follows e no follows

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

15/10/2022 –

Nathália Cremoneze, gerente de produto no Dino, explica qual a importância da visibilidade nas mídias para geração de autoridade e as características dos links follows e no follows

Ao passo em que, no ambiente físico, empresas de diferentes setores e portes buscam se posicionar de forma estratégica, no ambiente digital não é diferente, em um panorama em que o domínio “.br”, que fica ao final de parte dos sites brasileiros, chegou a 5 milhões de registros, tornando-se o 5ª código de país mais popular do mundo, conforme dados do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) divulgados pela Agência Brasil.

 

A competitividade virtual se torna ainda mais acirrada em um cenário em que 75% dos usuários que fazem uma pesquisa na web não passam da primeira página, segundo o Google. Atentas a este fator, 90% de todas as empresas do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é brasileira, de acordo com a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International.

 

Nesse ponto, para Nathália Cremoneze, gerente de produto no Dino – agência de notícias corporativas -, a visibilidade on-line é fundamental para marcas e empresas que buscam iniciar ou ampliar os investimentos em marketing digital a fim de gerar autoridade.

 

“Para gerar autoridade, você deve conversar com o seu público”, afirma Cremoneze. “Empresas e marcas podem fazer isso por meio de posicionamento, presença e visibilidade na mídia. Assim, o público encontra a marca através de conteúdos que a coloca como autoridade em específico mercado ou assunto”, complementa.

 

Ela explica que, como parte de um processo para alcançar a visibilidade on-line, muitos utilizam o marketing de conteúdo como principal ferramenta para estratégias de SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês – Otimização para Mecanismos de Busca, em português). Todavia, esta deve estar alinhada ao uso de backlinks, principalmente links do follow e do no follow. 

 

“Para um bom ranqueamento, é necessário unir as boas práticas de SEO. O próprio Google confirmou, em 2016, que os backlinks são um dos agentes mais importantes para os algoritmos”, afirma. Assim, a reportagem organizou as considerações da gerente de produto do Dino sobre visibilidade e links follows e no follows nos tópicos a seguir:

 

O que são links do follow? 

 

“Dentro dos backlinks, existem os links do follow e do no follow. Para tornar uma leitura mais rica, é comum colocar hiperlinks no texto. Esses links podem ser no follow ou do follow. Os links do follow atribuem uma boa relação entre o site citado e o site que o usa como citação”, explica Cremoneze.  Assim, prossegue, toda vez que um link do follow é citado em uma página, ele mostra aos buscadores que o site é confiável e tem autoridade. Isso resulta em uma boa pontuação para o site publicador no chamado PageRank. 

 

Como identificar um link do follow?

 

Segundo Cremoneze, é possível identificar links do follow de no follow na HTML do site. “Por exemplo: Link Text ”, ensina. Para um link no follow, por sua vez: Link Text ”, complementa. Segundo ela, ainda é possível identificar esses tipos de link por meio de ferramentas para uma auditoria aprofundada. 

 

Como funciona a pontuação ou Link Juice? 

 

A gerente de produto do Dino destaca que o uso de link building gera uma pontuação tanto para o site que usa o hiperlink quanto para o site de destino. “Essa pontuação de otimização é chamada de link juice.  Ou seja, é a parcela de otimização de ranqueamento que cada link transmite ao citar uma página de destino”. 

Segundo ela, é possível utilizar o link juice de fontes com autoridade para melhorar o ranqueamento de um conteúdo que está na segunda ou terceira posição do buscador, pois a reputação é repassada para o site de forma automática. “Você usa um link com alto índice de link juice. O Google entende que, assim como aquele site, o seu também possui alta relevância e credibilidade. Assim, o seu ranqueamento melhora”, exemplifica. 

 

Link do follow é melhor que link no follow? 

 

Na visão de alguns profissionais, links do follow são melhores na estratégia do que o uso dos links do no follow, diz Cremoneze. “Apesar disso, a teoria não está cem por cento correta: se usados com uma boa estratégia, tanto os links do follow quanto os do no follow podem ajudar no alcance dos objetivos da marca, principalmente no ambiente virtual. Em síntese, links no follow não deixam de ser hiperlinks”. 

Ela ressalta que os hiperlinks fazem parte de uma boa estratégia na hora de montar um conteúdo de qualidade. Desse modo, ambas as modalidades de backlinks são importantes para o SEO de um site. 

 

Link do follow e tráfego

 

Um estudo realizado pelo Backlinko mostrou que os links são um fator importante para o posicionamento de um site no Google, reporta Cremoneze. “Ou seja, o uso estratégico e com qualidade de backlinks são um fator importante para o aumento de tráfego em um site”, diz. “Na primeira página, o número de tráfego no site aumenta. Pelo fato do link do follow ser visto como ‘confiável’ e aumentar a qualidade do conteúdo, que por sua vez, melhora a indexação, as chances do tráfego no site aumentam”, completa. 

 

Para concluir, a gerente de produto do Dino ressalta que os links do follow devem fazer parte da estratégia de marketing de empresas que querem ampliar a visibilidade e credibilidade. Entretanto, o uso deve ser estratégico para que a prática não seja vista como errada pelos algoritmos do Google. “Além da melhora de ranqueamento, o link do follow melhora os índices de link juice, tráfego orgânico no site e aumenta as possibilidades de conversões”, finaliza. 

 

Para mais informações, basta acessar: https://www.dino.com.br/

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner