Portal Comunique-se

João Pernambuco volta ao Municipal na voz de Glaucia Nasser

João Pernambuco volta ao Municipal na voz de Glaucia Nasser
João Pernambuco volta ao Municipal na voz de Glaucia Nasser

Espetáculo-homenagem que celebra a obra do violonista e compositor de “Luar do Sertão” acontece dia 6 de abril no Theatro Municipal de São Paulo

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

No dia 6 de abril, o violonista João Pernambuco (1883-1947), um dos primeiros compositores a escrever para violão solo no país, será homenageado pela cantora mineira Glaucia Nasser.

Produzido e interpretado pela cantora mineira, “João Pernambuco – Coração do Violão” será apresentado no mesmo palco onde o compositor de “Luar do Sertão” se apresentou em dezembro de 1915 a convite do escritor Afonso Arinos para encerrar o projeto “Lendas e Tradições Brasileiras”. O espetáculo integra o projeto de gratuidade do Theatro Municipal de São Paulo, dentro da temporada 2025 “Poética de Todo Mundo”.

“Coração do Violão” foi criado para celebrar a obra seminal do músico, nascido há 142 anos em Jatobá (PE). Gravado em maio de 2024 no Teatro de Santa Isabel, no Recife, o espetáculo foi lançado no YouTube em novembro de 2024, com canções do artista, daqueles que o inspiraram e dos que foram influenciados por ele.

Ferreiro de profissão e compositor por vocação, João superou o analfabetismo e a falta de recursos para se consagrar na posteridade artística do Brasil como o “Poeta do Violão”.

O público poderá apreciar obras de João como “Caminho do Sertão” e “Sons de Carrilhões”, que ganharam letra de seu biógrafo José Leal, “Graúna”, com letra de Paulo Dáfilin e “Cabocla de Caxangá”, que tem letra de Catulo da Paixão Cearense, entre outras. O repertório ainda inclui canções de Noel Rosa, Dominguinhos, Luiz Bandeira, Alceu Valença, Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, entre outros.

“É uma honra poder voltar ao mesmo local onde João se apresentou há mais de um século. Poder apresentá-lo dentro desse projeto de gratuidade do Theatro que tem como objetivo tornar a cultura mais acessível à população, torna tudo ainda mais especial. É ir à raiz do Brasil e dizer a todos nós o tamanho de nossa grandeza”, reflete Glaucia, cantora, compositora e pesquisadora da riqueza cultural do país.

O projeto tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Dáfilin, direção artística de Julio Cesarini e participações especiais de Cezzinha (sanfona e voz) e da atriz Cinnara Leal (em vídeo).

A apresentação em São Paulo é uma realização do Theatro Municipal de São Paulo, em parceria com o Instituto de Arte Popular João Pernambuco, com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor, e tem patrocínio de Terrena Agro e NOOA Ciência e Tecnologia, unindo cultura e agricultura.

Glaucia Nasser

Glaucia Nasser faz da música sua plataforma de pesquisa e campo de estudo. Com 15 trabalhos lançados, passou as últimas duas décadas dedicada a pesquisar as origens, influências e legado do cancioneiro.

Sua carreira de intérprete tomou um novo rumo quando resolveu mergulhar na vasta fonte musical brasileira. Assim, já visitou Chiquinha Gonzaga, falou de um Brasil produtivo e positivo no espetáculo “Um reencontro com o Brasil”, e agora explora o universo de João Pernambuco, todos os projetos produzidos pela Fundação Brasil Meu Amor, da qual é cofundadora.

Em 2025 celebra 20 anos de carreira com um álbum de inéditas. Paralelamente, viaja pelo país realizando cursos e workshops de autoconscientização, enquanto segue atuando como empresária do agro em Minas Gerais.

João Pernambuco – Coração do Violão

Realização: Theatro Municipal de São Paulo e Instituto João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor

Patrocínio: Terrena Agro e NOOA Ciência e Tecnologia

Quando: 6 de abril de 2025

Onde: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP

Retirada de ingressos: a retirada de ingressos poderá ser feita a partir de 28/03 no site do Theatro Municipal de São Paulo

Ficha Técnica:

Diretor Musical e Arranjos: Paulo Dáfilin
Diretor Artístico: Julio Cesarini
Voz: Glaucia Nasser
Violões: Paulo Dáfilin
Baixo: Fernando Nunes
Guitarra: Guiza Ribeiro
Violoncelo: Jonas Moncaio
Acordeom e Teclado: Pedro Cunha
Bateria: Celso de Almeida
Flauta e Saxofone: Cassio Ferreira
Percussão: Chrystian Galante
Percussão: Leandro Vieira
Participações especiais:
Cinnara Leal – Atriz
Cezzinha – Músico/Cantor

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner