Portal Comunique-se

TJRS adota solução de IA para criação de minutas jurídicas

TJRS adota solução de IA para criação de minutas jurídicas
TJRS adota solução de IA para criação de minutas jurídicas

Desenvolvida pela startup brasileira jAI, a plataforma MinutaIA utiliza modelos avançados de linguagem para sugerir minutas para magistrados, procuradores e advogados

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) anunciou um novo marco na digitalização do judiciário brasileiro. Em 2025, o tribunal gaúcho contratou formalmente uma solução de inteligência artificial generativa voltada à automação de minutas jurídicas.

Desenvolvida em parceria com a startup mineira jAI, a plataforma Gaia Minuta, versão institucional do MinutaIA, utiliza modelos avançados de processamento de linguagem natural para gerar minutas de decisões judiciais, com foco em manter a qualidade técnica e a adequação aos padrões processuais de cada jurisdição.

O contrato com o TJRS inclui, além do fornecimento da tecnologia, horas de capacitação, suporte técnico de alta complexidade e consultoria para evolução contínua do sistema. Com isso, o tribunal passa a investir em uma estratégia de longo prazo, com base na adoção responsável e adaptada às suas necessidades institucionais.

De acordo com Caio Perona, CEO e fundador da jAI , a formalização da contratação representa um marco na digitalização do Judiciário e pode servir como modelo de inovação institucional para outros tribunais do país. “A iniciativa posiciona o tribunal gaúcho como uma das referências na incorporação responsável de tecnologia ao ecossistema de Justiça”, avalia.

O sistema segue rigorosamente os parâmetros da Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta o uso de inteligência artificial no âmbito do Poder Judiciário. Além disso, sua arquitetura foi desenhada em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), buscando garantir segurança, transparência e rastreabilidade em cada etapa de uso.

Um dos aspectos mais relevantes da expansão do MinutaIA é a preocupação com os padrões éticos na adoção da inteligência artificial pelo Judiciário. Perona destaca que a plataforma foi desenvolvida para ser uma ferramenta de apoio, não de substituição do raciocínio jurídico. “É fundamental que a IA siga o próprio entendimento do magistrado que usa a plataforma. Tomar decisões judiciais é uma prerrogativa humana insubstituível”, afirma o fundador.

“Nossa tecnologia foi desenhada para acelerar a produção de documentos, mas sempre respeitando a linha de pensamento e os precedentes específicos de cada usuário”, acrescenta. Essa abordagem tem sido crucial para a aceitação da ferramenta por parte de magistrados e membros do Ministério Público, tradicionalmente cautelosos com a automação de processos decisórios.

O sistema permite que cada usuário configure parâmetros específicos, com objetivo de garantir que os documentos gerados reflitam sua jurisprudência e estilo de redação. Desde o desenvolvimento do primeiro protótipo, em fevereiro deste ano, a ferramenta já ultrapassou 700 mil minutas geradas por 30 mil usuários cadastrados, incluindo magistrados, procuradores e advogados de todo o país, com média superior a 5 mil documentos produzidos por dia.

Parcerias estratégicas

A rápida adoção da ferramenta foi impulsionada também pelo respaldo de importantes associações do setor jurídico. A jAI estabeleceu parcerias institucionais com a Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS), Associação dos Magistrados Paulistas (APAMAGIS), Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (AJUFEMG) , Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e Associação Estadual dos Procuradores de Minas Gerais (APEMINAS).

“Essas parcerias têm como premissa reforçar a credibilidade da solução perante a comunidade jurídica e demonstrar o reconhecimento institucional da ferramenta”, ressalta Perona. Além disso, a Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre adotou oficialmente o Ecossistema jAI, disponibilizando o uso integral das ferramentas MinutaIA e EprocIA para todos os seus 122 procuradores.

A escalada da empresa foi também impulsionada pela parceria estratégica com a Amazon Web Services (AWS), como explica o CEO. “Esse apoio permitiu que escalássemos nossa infraestrutura para atender à demanda, com foco em garantir estabilidade e segurança para processar o volume crescente de documentos jurídicos”.

“Estamos apenas no início de uma revolução na forma como o Direito é praticado no Brasil”, completa Perona. “Nossa visão é democratizar o acesso a ferramentas de alta qualidade que permitam aos operadores do Direito focar no que realmente importa: a resolução de conflitos e a concretização de direitos”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: http://www.minutaia.com.br

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner