Portal Comunique-se

Camila Moutinho leva a moda brasileira de BH ao mundo

Camila Moutinho leva a moda brasileira de BH ao mundo

A stylist mineira expande a moda brasileira aos palcos da música internacional

Compartilhe

O Brasil está cada vez mais presente no repertório visual da moda e da cultura pop internacional. Para além das passarelas, marcas e criadores brasileiros chegam aos palcos, videoclipes, campanhas e turnês de artistas globais. É nesse circuito que atua a mineira Camila Moutinho, stylist que saiu de Belo Horizonte e hoje trabalha nos bastidores de algumas das maiores produções da música internacional.

Um de seus trabalhos recentes ajuda a traduzir esse movimento. Camila coordenou o desenvolvimento de looks de designers brasileiros para a turnê de Kehlani, cantora norte-americana indicada ao Grammy. Entre os nomes envolvidos estão Dario Mittmann e a Primal Stuff, marca brasileira que também já vestiu artistas como Shakira e Britney Spears.

A atuação acontece em um momento em que Camila identifica uma mudança na maneira como o Brasil é percebido pela indústria internacional. Para ela, características que durante muito tempo ficaram à margem dos códigos dominantes da moda passaram a despertar interesse justamente por oferecerem uma identidade própria.

"Depois de temporadas dominadas pelo minimalismo rígido da clean girl e pela discrição quase monótona do quiet luxury, o público global, principalmente a Geração Z, desenvolveu uma sede por personalidade e expressão individual. Em um momento em que o conservadorismo está em alta, a estética brasileira surge como um respiro: ela é quente, autêntica e criativa", analisa.

A stylist acompanha essa transformação de uma posição privilegiada: dentro das equipes responsáveis por construir a imagem de artistas que circulam nos principais palcos do mundo. Nos últimos três anos, integrou o time de styling de Anitta em trabalhos que passaram por carnavais, turnê mundial, o MTV Video Music Awards, uma apresentação na NFL, show com The Weeknd em São Paulo e um evento oficial com o Rei Charles III.

Sua experiência internacional inclui, ainda, a turnê mundial GNX, de Kendrick Lamar e SZA, além de produções para o Grammy com Kehlani, FLO e Tinashe. Recentemente, também integrou a turnê latino-americana de Kali Uchis.

Para Camila, o interesse internacional não está restrito a uma tendência passageira ou a elementos visuais facilmente associados ao país. O que chama a atenção é justamente a possibilidade de trabalhar uma estética menos rígida e mais aberta à mistura de referências, materiais, cores e comportamentos.

"A moda brasileira soube pegar carona nessa onda de visibilidade. Ver marcas como PatBo, Artemisi e Vivão vestindo estrelas do calibre de Beyoncé, Katy Perry e SZA em suas turnês mundiais confirma que a nossa moda não é apenas folclórica, mas requisitada e trendy. Nossa capacidade de misturar materiais, texturas e referências culturais diversas criou um ‘tempero’ que o estrangeiro não consegue replicar", afirma.

De Belo Horizonte para o circuito internacional

Nascida e criada em Belo Horizonte, Camila é formada em Design de Moda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Começou a carreira ainda jovem nos bastidores de semanas de moda e, aos 21 anos, participou de uma produção com Gisele Bündchen para a Vivara. Aos 24, mudou-se para São Paulo, onde passou a trabalhar com nomes como Ludmilla, Hugo Gloss e Gaby Amarantos, além de realizar produções para Vogue Brasil e Glamour Brasil.

Ao longo da trajetória, Camila transitou por publicidade, editorial, televisão e entretenimento, com trabalhos para grandes marcas e produções como Casamento às Cegas Brasil. Entre 2020 e 2022, também foi responsável pelo setor de styling da Shop2Gether.

Essa experiência abriu caminho para a atuação em grandes produções musicais, nas quais o styling precisa conciliar identidade artística, performance e narrativa visual. Hoje, inserida nesse circuito internacional, Camila também atua como ponte para a moda brasileira, aproximando designers do país de artistas e estruturas de projeção global.

A coordenação do desenvolvimento de looks de criadores brasileiros para Kehlani é um exemplo desse movimento. Para Camila, a presença crescente do país nesses espaços acompanha uma mudança mais ampla na percepção internacional sobre a estética brasileira.

"Parece que o Brasil parou de tentar se encaixar em moldes europeus ou norte-americanos para finalmente celebrar sua própria essência", resume.

Para uma profissional que começou nos bastidores da moda em Belo Horizonte e hoje acompanha algumas das maiores produções musicais do mundo, essa transformação é também parte de sua própria trajetória.

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Fale com um especialista
Fale com um especialista