A comunicação integrada, ao atuar de forma dinâmica sobre os processos organizacionais, potencializa o relacionamento da empresa com o meio ambiente e seus públicos de interesse, conhecidos como stakeholders, sejam eles internos, externos ou mistos. Esse esforço articulado tem sido utilizado pelas corporações para auxiliar na formação de sua imagem institucional.
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Um dos maiores equívocos do modelo linear da comunicação, na qual havia um emissor e um receptor (que interpretava a mensagem tal qual ela havia sido emitida) e um canal, foi não perceber como o contexto é capaz de influenciar a recepção de uma notícia e percepção de um fato.
No contexto organizacional, essa visão prevalecia quando se considerava que um “jornalzinho” era suficiente para que a comunicação interna acontecesse. Mas hoje, sabemos que não funciona desta forma.
O que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão?
Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa.
E o que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisaria ser informado.
Perspectiva de comunicação integrada
Ao adotar a perspectiva da comunicação integrada, uma empresa deve abraçar o desafio e o esforço de mapear todos os seus públicos e estar disposta a entender as especificidades dos contextos de recepção das mensagens e todos os elementos que compõem a chamada cultura organizacional. De que vale produzir um mesmo texto e adaptá-lo para diversas mídias, achando que isso é comunicar de maneira integrada?
A comunicação integrada vai além e apresenta-se como uma filosofia e conjunto de ações capazes de incrementar as relações organizacionais em nível interno, mercadológico e institucional, ajudando as organizações a cumprir sua missão e atingir suas metas. Até quando agir de forma fragmentada?
Dê adeus à antiga comunicação linear, fragmentada, e abra a mente dos executivos da sua empresa para a comunicação integrada.
Conheça as 4 principais razões para investir na comunicação integrada:
- Ao articular todos os esforços, permite que, mesmo em diferentes mídias, as mensagens estratégicas contenham o mesmo espírito;
- Ao realizar um mapeamento dos públicos antes do planejamento das ações, facilita a produção de conteúdos focados e eficazes;
- Ao reconhecer a especificidade de cada um dos elos do processo comunicativo, encara a empresa sob uma perspectiva holística;
- A comunicação passa a ser vista como um processo dinâmico e elemento fundamental de uma boa gestão.
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Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa denominada… Comunicação Integrada.