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Rádio Nacional fecha 2021 com audiência em alta

Rádio Nacional fecha 2021 com audiência em alta
(Imagem: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil).

A emissora de rádio registrou crescimento de 23% na audiência de dezembro

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Em dezembro de 2021, a nova programação impulsionou a audiência da Rádio Nacional, e a emissora conseguiu o melhor desempenho do ano. O resultado coincide com a estreia da grade diária e o lançamento de conteúdos com um perfil que privilegia os talentos da moderna música brasileira.

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A Nacional obteve o melhor desempenho mensal do ano considerando o alcance médio de ouvintes do mês na aferição de dezembro. O percentual representa um acréscimo de 23% na audiência quando o índice é comparado à média dos demais meses de 2021. Os dados são do Kantar Ibope Media.

A conquista de ótimos números está aliada a novidades na programação no ar desde 6 de dezembro de 2021. Destaque para o estímulo à interação com o público, a valorização de artistas da nova MPB e do pop nacional contemporâneo, as transmissões em rede e as entradas de conteúdos jornalísticos e esportivos.

A repercussão está de acordo com as expectativas do veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Acreditamos que esse aumento da audiência indica uma recuperação do público da rádio e, o melhor, uma aceitação da proposta de renovação e modernização da programação, mostrando a riqueza e diversidade do que os artistas nacionais da atualidade estão produzindo”, avalia o gerente executivo de Rádios da EBC, Luciano Seixas.

A novidade na programação rendeu um crescimento substancial que pode reverberar em outras capitais onde a emissora é transmitida. “Esperamos ainda que este indicativo se efetive também junto às grandes praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife onde é preciso consolidar a marca Nacional através da faixa estendida de FM em 87.1 MHz, o que, por si só, é uma novidade no dial do rádio brasileiro. Temos potencial para ir muito além”, completa Seixas.

#VemOuvir

Entretenimento, esporte, bate-papo e notícias são alguns dos conteúdos que estão no ar pela nova programação da Rádio Nacional. As faixas musicais contemplam gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.

Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. O repertório contempla hits de artistas que repercutem junto aos jovens como banda Melim, Tiago Iorc, Vitor Kley e Duda Beat.

A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional ingressa no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.

A rádio também está no Spotify com o perfil “Rádio Nacional”. O espaço disponibiliza playlists com hits atuais e composições segmentadas por gênero. Os fãs também podem ouvir novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora.

A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os ouvintes podem interagir em tempo real através mensagens de texto para o número (61) 99989-1201. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.

Transmissões em rede na banda estendida

A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações de 2021. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em maio, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida, em 87,1 FM, no Rio de Janeiro, que se mantém ainda no AM, e em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Agora, os conteúdos entram no ar em rede.

Uma das metas da emissora de rádio para 2022 é estender o alcance da rede com a expansão para outras capitais.

*Texto originalmente publicado no site da Agência Brasil.

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Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

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