Opinião

4 bons motivos para investir em comunicação integrada em 2022

A comunicação integrada, ao atuar de forma dinâmica sobre os processos organizacionais, potencializa o relacionamento da empresa com o meio ambiente e seus públicos de interesse, conhecidos como stakeholders, sejam eles internos, externos ou mistos. Esse esforço articulado tem sido utilizado pelas corporações para auxiliar na formação de sua imagem institucional.

Leia mais:

Um dos maiores equívocos do modelo linear da comunicação, na qual havia um emissor e um receptor (que interpretava a mensagem tal qual ela havia sido emitida) e um canal, foi não perceber como o contexto é capaz de influenciar a recepção de uma notícia e percepção de um fato.

No contexto organizacional, essa visão prevalecia quando se considerava que um “jornalzinho” era suficiente para que a comunicação interna acontecesse. Mas hoje, sabemos que não funciona desta forma.

O que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão?

Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa.

E o que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisaria ser informado.

Perspectiva de comunicação integrada

Ao adotar a perspectiva da comunicação integrada, uma empresa deve abraçar o desafio e o esforço de mapear todos os seus públicos e estar disposta a entender as especificidades dos contextos de recepção das mensagens e todos os elementos que compõem a chamada cultura organizacional. De que vale produzir um mesmo texto e adaptá-lo para diversas mídias, achando que isso é comunicar de maneira integrada?

A comunicação integrada vai além e apresenta-se como uma filosofia e conjunto de ações capazes de incrementar as relações organizacionais em nível interno, mercadológico e institucional, ajudando as organizações a cumprir sua missão e atingir suas metas. Até quando agir de forma fragmentada?

Dê adeus à antiga comunicação linear, fragmentada, e abra a mente dos executivos da sua empresa para a comunicação integrada.

Conheça as 4 principais razões para investir na comunicação integrada:

  1. Ao articular todos os esforços, permite que, mesmo em diferentes mídias, as mensagens estratégicas contenham o mesmo espírito;
  2. Ao realizar um mapeamento dos públicos antes do planejamento das ações, facilita a produção de conteúdos focados e eficazes;
  3. Ao reconhecer a especificidade de cada um dos elos do processo comunicativo, encara a empresa sob uma perspectiva holística;
  4. A comunicação passa a ser vista como um processo dinâmico e elemento fundamental de uma boa gestão.

______________________________

Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa denominada… Comunicação Integrada.

Compartilhe
1
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

1 hora ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

1 hora ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

1 dia ago