Opinião

4 bons motivos para investir em comunicação integrada em 2022

A comunicação integrada, ao atuar de forma dinâmica sobre os processos organizacionais, potencializa o relacionamento da empresa com o meio ambiente e seus públicos de interesse, conhecidos como stakeholders, sejam eles internos, externos ou mistos. Esse esforço articulado tem sido utilizado pelas corporações para auxiliar na formação de sua imagem institucional.

Leia mais:

Um dos maiores equívocos do modelo linear da comunicação, na qual havia um emissor e um receptor (que interpretava a mensagem tal qual ela havia sido emitida) e um canal, foi não perceber como o contexto é capaz de influenciar a recepção de uma notícia e percepção de um fato.

No contexto organizacional, essa visão prevalecia quando se considerava que um “jornalzinho” era suficiente para que a comunicação interna acontecesse. Mas hoje, sabemos que não funciona desta forma.

O que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão?

Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa.

E o que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisaria ser informado.

Perspectiva de comunicação integrada

Ao adotar a perspectiva da comunicação integrada, uma empresa deve abraçar o desafio e o esforço de mapear todos os seus públicos e estar disposta a entender as especificidades dos contextos de recepção das mensagens e todos os elementos que compõem a chamada cultura organizacional. De que vale produzir um mesmo texto e adaptá-lo para diversas mídias, achando que isso é comunicar de maneira integrada?

A comunicação integrada vai além e apresenta-se como uma filosofia e conjunto de ações capazes de incrementar as relações organizacionais em nível interno, mercadológico e institucional, ajudando as organizações a cumprir sua missão e atingir suas metas. Até quando agir de forma fragmentada?

Dê adeus à antiga comunicação linear, fragmentada, e abra a mente dos executivos da sua empresa para a comunicação integrada.

Conheça as 4 principais razões para investir na comunicação integrada:

  1. Ao articular todos os esforços, permite que, mesmo em diferentes mídias, as mensagens estratégicas contenham o mesmo espírito;
  2. Ao realizar um mapeamento dos públicos antes do planejamento das ações, facilita a produção de conteúdos focados e eficazes;
  3. Ao reconhecer a especificidade de cada um dos elos do processo comunicativo, encara a empresa sob uma perspectiva holística;
  4. A comunicação passa a ser vista como um processo dinâmico e elemento fundamental de uma boa gestão.

______________________________

Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa denominada… Comunicação Integrada.

Compartilhe
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

MultiBank Group confirma que o TGE do token $MBG está marcado para 22 de julho de 2025

O MultiBank Group, a maior instituição financeira de derivativos do mundo, anunciou oficialmente que o…

2 dias ago

Setor imobiliário cresce 88%, mas 2025 terá desafios

Estudo da Grant Thornton revela também aumento na receita das incorporadoras e alerta sobre os…

3 dias ago

Elite troca luxo por experiências, aponta a we.arch

Movimento global aponta mudança nos valores de consumo da elite econômica, que passa a priorizar…

3 dias ago

Investimentos em tecnologia impulsionam o setor portuário

O governo e o setor privado priorizam a inovação e as soluções tecnológicas como componente…

3 dias ago

Coolab lança sua 1ª campanha institucional com artistas

Coolab reúne principais artistas e influenciadores brasileiros em sua 1ª campanha institucional

3 dias ago

Mercado de logística de US$ 11,2 tri atrai desenvolvedoras

Com cerca de 80% das empresas brasileiras enfrentando problemas de eficiência operacional, consultorias de TI…

3 dias ago