A comunicação integrada, ao atuar de forma dinâmica sobre os processos organizacionais, potencializa o relacionamento da empresa com o meio ambiente e seus públicos de interesse, conhecidos como stakeholders, sejam eles internos, externos ou mistos. Esse esforço articulado tem sido utilizado pelas corporações para auxiliar na formação de sua imagem institucional.
Um dos maiores equívocos do modelo linear da comunicação, na qual havia um emissor e um receptor (que interpretava a mensagem tal qual ela havia sido emitida) e um canal, foi não perceber como o contexto é capaz de influenciar a recepção de uma notícia e percepção de um fato.
No contexto organizacional, essa visão prevalecia quando se considerava que um “jornalzinho” era suficiente para que a comunicação interna acontecesse. Mas hoje, sabemos que não funciona desta forma.
O que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão?
Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa.
E o que aconteceria se um colaborador descobrisse pela imprensa que sua empresa passará por um processo de fusão? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisaria ser informado.
Ao adotar a perspectiva da comunicação integrada, uma empresa deve abraçar o desafio e o esforço de mapear todos os seus públicos e estar disposta a entender as especificidades dos contextos de recepção das mensagens e todos os elementos que compõem a chamada cultura organizacional. De que vale produzir um mesmo texto e adaptá-lo para diversas mídias, achando que isso é comunicar de maneira integrada?
A comunicação integrada vai além e apresenta-se como uma filosofia e conjunto de ações capazes de incrementar as relações organizacionais em nível interno, mercadológico e institucional, ajudando as organizações a cumprir sua missão e atingir suas metas. Até quando agir de forma fragmentada?
Dê adeus à antiga comunicação linear, fragmentada, e abra a mente dos executivos da sua empresa para a comunicação integrada.
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Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa denominada… Comunicação Integrada.
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