5 tipos de conteúdo para gerar leads – por Almir Rizzatto

Portal Comunique-se publica o mais novo artigo do jornalista, profissional de marketing e empreendedor Almir Rizzatto. Em pauta, landing pages e dicas para unir a produção de conteúdo a geração de negócios

Produzir conteúdo para gerar leads é uma das prioridades, hoje em dia, para qualquer negócio. E, neste artigo, listo 5 tipos de materiais com o objetivo de atrair potenciais clientes.

Leia mais:

Lembrando que é altamente recomendável “fechar” esses conteúdos em landing pages. Como a ideia é conquistar leads, a entrega só deve ser feita após a pessoa se cadastrar e concordar em informar, pelo menos, seu nome e e-mail. Clique aqui e veja um exemplo de landing page.

Desta forma, usando a metodologia inbound marketing, a empresa consegue iniciar um relacionamento com o lead. E este, por sua vez, persuadido ao longo da jornada, pode então comprar algum produto ou serviço da marca. Simples assim.

Formatos de conteúdo para gerar leads:

  1. E-books. São os materiais mais usados para atrair potenciais clientes. Quando nos referimos aos “livros digitais”, não necessariamente são conteúdos densos, como um livro. Aliás, nem é essa a ideia. Num e-book é possível compilar alguns artigos até já escritos, listar X dicas, estratégias ou ferramentas para tal solução, e por aí vai. Ou mesmo definir um único assunto e destrinchá-lo.
  2. Aulas/palestras/debates. Está cada vez mais comum a realização de lives por meio das redes sociais. É uma boa iniciativa, claro, mas o problema é quando se faz isso sem a geração de leads. Nesse caso, perde-se a oportunidade de aumentar a base, relacionar-se com os participantes depois do evento e vender. Por isso, o processo mais adequado é divulgar previamente para que os interessados se cadastrem. Só depois a marca envia o link onde será disponibilizado o conteúdo, seja ao vivo ou gravado. Para ficar ainda mais atrativo e persuasivo, pode-se prometer bônus aos inscritos.
  3. Pesquisas. Costumam ser materiais altamente ricos, mais densos. Se você tem a oportunidade de levantar dados, informações relevantes sobre seu mercado, e transformar isso num material atrativo, certamente conseguirá gerar um número expressivo de leads.
  4. Guias/manuais. Assim como as pessoas são atraídas por conteúdos robustos, também gostam de materiais práticos, de leitura rápida. E os guias e manuais têm este conceito. Mas lembre-se: mesmo tendo esse viés mais objetivo, eles não podem ser rasos. É preciso encantar o lead pela qualidade do entregável, tanto com o conteúdo escrito quanto com o visual.
  5. Checklists. Têm característica semelhante à dos guias e manuais, por seu caráter prático. É usual criar o conteúdo usando numeração e sequência.

Organize-se para oferecer, aos poucos, todos esses tipos de conteúdo para seu público. Assim, a base de leads irá crescer de forma contínua e saudável.

Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

18 horas ago