Opinião

8 novas profissões para a era do metaverso

O Metaverso ganhou um impulsionamento muito grande quando o Facebook resolveu declarar que estava entrando oficialmente para ele. Dado o momento atual, novas “profissões metaverso” passaram a se tornar mais importantes.

Leia mais

Isso acontece porque o metaverso exige mais conhecimentos de algumas áreas. Em outras palavras, são elas as profissões que nossos filhos irão trabalhar! O Portal Época Negócios, por exemplo, listou algumas dessas áreas de trabalho do futuro. Acompanhe.

1- Cientista de pesquisa do metaverso

Cientistas de pesquisa do metaverso estão no top 1 da lista das tais novas profissões. Eles terão que construir algo parecido com a teoria de tudo. Em outras palavras, terão que fazer com que o mundo inteiro se torne visível e acionável digitalmente.

O ponto alto da questão, de acordo com a Época Negócios, são: jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde digital e conectada, etc.

Habilidades: além de dominar o quesito programação, o candidato precisa ser um expert em deep learning, visão computacional, computação gráfica ou imagem computacional.

2 – Estrategista de metaverso

Ele será o responsável pela estratégia de todo o portfólio de oportunidades. Ou seja, deverá identificar oportunidades de mercado e, de forma estratégica, conduzir cases, influenciar roteiros, desenvolver métricas, etc.

Entre as possíveis habilidades, estrategistas metaverso deverão ter conhecimentos em modelos de negócios e marketing de HW/SW/SaaS/PaaS, além de uma mentalidade empreendedora e experiência em gerenciamento.

3 – Desenvolvedor de ecossistemas

Este desenvolvedor metaverso será o grande responsável pela construção de um ecossistema. Além disso, vai coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas alcancem a devida proporção. Entre as habilidades requeridas estão: relações institucionais e entendimento da indústria de XR.

4 – Gerente de segurança

O metaverso precisa ser um lugar seguro, e para isso, um gerente de segurança é mais do que necessário. Dessa forma, o profissional precisa prever, com muita precisão, como as funcionalidades respondem.

Para responder à altura, o gerente de segurança do metaverso possivelmente será um engenheiro de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.

5 – Construtor de hardware do metaverso

Um fato sobre metaverso é que ele não será construído apenas em código. Para proporcionar a experiência ao usuário, tornam-se necessários sensores, câmeras, fones de ouvido e óculos virtuais, por exemplo. Afinal de contas, o grande objetivo é criar um mundo digital que se entrelaça com o mundo físico real.

Entre suas habilidades, este construtor deverá ter vasta experiência com hardwares e ser capaz de trabalhar eletrônicos de consumo mais complexos.

6 – Storyteller do metaverso

O storyteller é o grande responsável pela projeção das “missões imersivas”. Em outras palavras, esse profissional será responsável pela linha de experiência no metaverso, além de cenários de treinamento para militares, oportunidades de marketing na forma de narrativas para empresas, sessões de psicologia, entre outras situações.

A grande questão aqui é a formação: o que é preciso para ser um bom contador de histórias? Talvez um pouco de literatura, mas acredito que há muito marketing para fazer dar certo.

7 – Construtor do novo mundo

Vamos falar de gameficação? Essa é a palavra-chave. O fato é que para construir novos mundos, o construtor deve conhecer muito sobre os designers de games. Além disso, é preciso ter a visão do todo. Afinal, não pode faltar inspiração para criar algo que ainda não existe, seja em soluções ou produtos. A sugestão de formação aqui é: designer gráfico com experiência em 3D e realidade virtual.

8- Especialista em bloqueio de anúncios

Olha o nosso sonho virando realidade… Muitas empresas vivem da venda de anúncios. A Meta (ex-Facebook), é uma delas. No metaverso, provavelmente, muitas empresas seguirão este caminho. No entanto, a invasão comercial poderá ser detida, e os especialistas em bloqueio de anúncios terão papel primordial nisso. Então será preciso conhecimento em codificação e acesso ao código-fonte do metaverso.

*Mauricio Conti é engenheiro de computação e founder do Simples ID.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

15 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago