Portal Comunique-se

Mais empresas estreiam projetos de podcast

nutra brasil - topo mega banner

Nas últimas semanas, empresas de mídia deram início a projetos no formato. Até quem não é veículo de comunicação está investindo em podcast

Ao menos seis empresas — de jornalismo ou não — têm novos trabalhos de conteúdo. E todos eles em formato podcast. Confira, abaixo, os projetos que estão no ar desde a última semana de outubro.

Influenciador e podcaster

Indicado ao Prêmio Comunique-se 2019 como ‘Jornalista Empreendedor’, Marc Tawil está de volta aos microfones. Dono da agência Tawil Comunicação, ele é o mais novo podcaster do Brasil. Na última semana, ele levou ao ar o podcast ‘Autoperformance Jovem Pan’.

O projeto marca o retorno de Marc Tawil à Jovem Pan. Na emissora, onde iniciou a sua carreira no meio radiofônico. “Estou de volta à primeira casa que me projetou e me abriu as portas para o Rádio, em 1997. A casa onde vivi alguns dos melhores momentos da minha vida e carreira até 2000. Onde fiz e ainda tenho grandes amigos”, afirmou o jornalista em seu perfil no Instagram.

História em áudio

Também foi na última semana que o jornalista Thiago Gomide aumentou ainda mais o seu vínculo como parceiro de conteúdo do History Channel Brasil. Agora, além de vídeos sobre curiosidades sobre o Rio de Janeiro, ele comanda programa em áudio. Na onda de movimentos anti-vacinas, ele aborda os 115 anos da Revolta da Vacina na segunda edição de seu podcast.

Da TV para o streaming

Enquanto Jovem Pan e History investem em projetos exclusivos para o formato podcast, a TV Cultura de São Paulo adapta programas originais da televisão para as plataformas de streaming. São os casos de ‘Roda Viva’, ‘Matéria de Capa’, ‘Opinião Nacional’, ‘Metrópolis’, ‘Provocações’ e ‘Cartão Verde’. A eles se somam o ‘Jornal dos Jornais’, com comentários de Leão Serva, diretor de jornalismo do canal, e o ‘Podcast dos Podcasts’.

Analisando o próprio conteúdo

O Canal Brasil, por sua vez, informou que seus podcasts servirão para abordar “a programação e coproduções” da própria emissora. “No primeiro programa da nova leva, Simone Zuccolotto conversou com o roteirista Marcelo Pedreira e as atrizes Gabrielle Joie e Wallie Ruy sobre a série ‘Toda Forma de Amor'”, destaca a equipe do veículo de comunicação mantido pela Globosat.

Saúde em pauta

Médico do hospital Albert Einstein e comentarista do programa ‘Hoje em Dia’, da Record TV, Antonio Sproesser também entrou para o time de quem investe em podcast. Desde o fim de outubro, ele é responsável pelo ‘Você e o Doutor‘ (mesmo nome do quadro que comanda na televisão). Clínico geral, a versão podcaster do doutor servirá para divulgar dicas de saúde e bem-estar.

Conteúdo para corretores

E olha que não é apenas veículos de comunicação que estão apostando em podcast. A Mongeral Aegon, empresa da área de seguros & previdência, também tem o seu programa em áudio. “Em constante acompanhamento nas tendências, a Mongeral Aegon saiu na frente e lançou o primeiro podcast desenvolvido exclusivamente para corretores que atuam no segmento de seguros de vida e previdência. O PodCorretar tem periodicidade quinzenal e está disponível nos principais serviços de streaming de áudio”, informa a equipe de comunicação da seguradora.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner