Belo Horizonte 4/5/2020 –
A chegada do novo coronavírus ao Brasil pegou muita gente de surpresa e afetou a saúde de diversas empresas. De acordo com Amanda Dâmaso, empresária do segmento da beleza, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.
“O primeiro desafio é tentar pensar fora da caixa, ou seja, sair da sua zona de conforto. Isso vai fazer com que o empresário (a) consiga visualizar novas oportunidades”, afirma.
Dâmaso também explica que algumas ações são fundamentais como pensar em um planejamento, verificar como está o caixa da empresa, se será necessário negociar as dívidas e ter uma comunicação assertiva com a equipe da empresa.
A empresária compartilha os cinco pilares imprescindíveis para o funcionamento das atividades:
1 – Foco na atividade fim da empresa
Momento de avaliar e reavaliar as receitas, custos e, eventualmente, despesas que possam ser cortadas ou prorrogadas. Reveja seu planejamento, metas, objetivos e esteja sempre atento para o caixa”.
2 – Gestão do tempo
Planejar o tempo e selecionar o que é realmente importante a ser feito. Gerir o tempo no qual estará conversando/alinhando o trabalho com a equipe.
3 – Ferramentas
Utilize das diversas ferramentas disponíveis. Faça reuniões on-line, use planilhas, indicadores e utilize de informações relevantes que possam embasar a tomada de decisão.
4 – Liderança mesmo na ausência
Seja uma liderança presente (mesmo na ausência física) e tenha comunicação frequente e assertivas. Comunique-se com o seu time, busque se importar genuinamente com as pessoas. Use as tecnologias para acompanhar o que está ocorrendo e ter controle.
5 – Tenha metas
Estabeleça metas, crie um cronograma de atividades (semanalmente ou quinzenalmente), acompanhe seus indicadores e compartilhe com seu time.
Amanda reforça que além de estabelecer metas, criar cronogramas e ter uma comunicação com a equipe, é importante fazer uma análise das tarefas que foram realizadas. “Verificar o que foi feito e analisar os resultados alcançados ou não, é fundamental. Pois a partir desse relatório, é possível checar se está tendo resultados ou se será necessário mudar as estratégias”, finaliza.
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