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Mapa da comunicação: que tal ter a visão do todo?

Mapa da comunicação que tal ter a visão do todo
(Imagem: Canva).

Construa o mapa da comunicação integrada da sua empresa e conheça todos os passos essenciais para ter um plano de comunicação

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Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa e como esse material iria facilitar o cotidiano. Seria tão diferente né? É exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua.

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Importância da visão integrada

Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa, comunicação interna outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.

Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados? Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.

Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:

  1. Campanhas não dão certo nem trazer retorno;
  2. Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
  3. A área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.

Criando o mapa da comunicação integrada

É preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa:

  1. Mapear todas as atividades da área;
  2. Compreender a cadeia de valor;
  3. Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa e etc;
  4. Envolver partes interessadas (aparecer grande)

Agora que já demos os primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento. Nesse mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina.

Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.

De forma geral, o Mapa da comunicação integrada, precisa compreender:

  1. Análise de cenários (macro e microambiente);
  2. Práticas atuais de comunicação com os stakeholders estratégicos
  3. Pessoas (rede decisória e equipes envolvidas)
  4. Processos (atuais e propostas de melhoria)
  5. Riscos (em processos, operações e todo risco reputacional)
  6. Tecnologias (quais são aderentes ou não.
(Imagem: Isabela Pimentel / Comunicação Integrada).

*Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa de consultoria Comunicação Integrada.

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