Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa e como esse material iria facilitar o cotidiano. Seria tão diferente né? É exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua.
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Importância da visão integrada
Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa, comunicação interna outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.
Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados? Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.
Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:
- Campanhas não dão certo nem trazer retorno;
- Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
- A área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.
Criando o mapa da comunicação integrada
É preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa:
- Mapear todas as atividades da área;
- Compreender a cadeia de valor;
- Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa e etc;
- Envolver partes interessadas (aparecer grande)
Agora que já demos os primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento. Nesse mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina.
Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.
De forma geral, o Mapa da comunicação integrada, precisa compreender:
- Análise de cenários (macro e microambiente);
- Práticas atuais de comunicação com os stakeholders estratégicos
- Pessoas (rede decisória e equipes envolvidas)
- Processos (atuais e propostas de melhoria)
- Riscos (em processos, operações e todo risco reputacional)
- Tecnologias (quais são aderentes ou não.
*Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa de consultoria Comunicação Integrada.