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Em Santa Catarina, grupo investe em núcleo de dados e investigação

Em Santa Catarina, grupo investe em núcleo de dados e investigação
(Imagem: Canva).

“É necessário fazer correlações, dar contexto e dispor essas informações de uma forma agradável ao público”, explica a jornalista e gerente do núcleo, Vanessa da Rocha

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O Grupo ND inova e implanta seu Núcleo de Dados e Jornalismo Investigativo (NDI). Trata-se de uma iniciativa pioneira em Santa Catarina para a produção de conteúdo multiplataforma. As reportagens abrirão espaço para temas exclusivos e relevantes que impactam na vida dos catarinenses.

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A jornalista Vanessa da Rocha vai gerenciar o Núcleo com a colaboração de dezenas de profissionais do Grupo ND, que hoje conta com quase 200 jornalistas atuando nos diversos veículos – televisão, jornal impresso, portal de notícias na internet e redes sociais.

A criação do NDI segue uma tendência do jornalismo atual de buscar informações e dados que muitas vezes estão disponíveis nos portais de transparência ou dispersos na internet. A responsável pelo núcleo, Vanessa da Rocha, explica: “Não basta ter os números, vasculhar os portais em busca de informação. É necessário fazer correlações, dar contexto e dispor essas informações de uma forma agradável ao público’.

O propósito do Núcleo é oferecer conteúdo diferenciado, agregando valor à produção jornalística das diversas plataformas. No portal ND+, as reportagens serão imersivas com recursos digitais que aprimoram a experiência do leitor. Já no jornal ND, o foco será no aprofundamento e contexto, além do investimento em infográficos e ilustrações. E na NDTV, as matérias irão abastecer a programação de todo o Estado.

Lançamento do projeto

Um dos primeiros trabalhos do NDI foi lançado no dia 10 de março. Trata-se de uma série de reportagens sobre as despesas dos parlamentares de Santa Catarina. O levantamento inédito, com números e dados, vai revelar quanto custam e qual foi a produtividade dos 16 deputados federais e três senadores catarinenses em 2021, durante a pandemia.

Para o diretor de Conteúdo do Grupo ND, jornalista Luís Meneghim, a criação do núcleo vem ao encontro da linha editorial da empresa. “Nós nos pautamos pela transparência das informações públicas. O contribuinte tem o direito de saber onde o seu dinheiro está sendo aplicado. É o conceito do jornalismo de soluções, jornalismo propositivo que fiscaliza e que presta serviço à sociedade”, afirma.

Startups como modelo

No mesmo modelo de startups que identificam as necessidades do mercado e trabalham no desenvolvimento de produtos sob medida, o NDI passou por várias etapas de planejamento até ser lançado.

Em 2018, Vanessa da Rocha começou a desenvolver projetos para o Grupo ND, além de reportagens especiais para todas as plataformas. Em 2020, coordenou a primeira apuração conjunta com uma equipe de 60 pessoas, incluindo 15 repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, operadores de drone, ilustradores e infografistas.

Além da gestão do Núcleo, Vanessa também trabalha na construção das reportagens e assina os conteúdos. A jornalista tem experiência internacional e no jornalismo multiplataforma, trabalhou com reportagens no Haiti, África do Sul, Estados Unidos e outros países e agora usa sua expertise no jornalismo multiplataforma para potencializar o jornalismo investigativo no Grupo ND.

*Texto originalmente publicado no site da ANJ.

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ANJ

Fundada em 1979, a ANJ trabalha na defesa dos legítimos interesses dos jornais brasileiros, promove estudos e ações para o desenvolvimento desses veículos de comunicação, defende a liberdade de imprensa e representa o Brasil junto a entidades internacionais congêneres. O reposicionamento dos jornais no mercado de mídia que sofre cada vez mais influência do meio digital e das novas tecnologias, com atenção especial à publicidade e ao aumento da audiência paga, é uma das prioridades da associação. A ANJ também tem dois outros grandes objetivos: defesa da livre expressão, um dos princípios da democracia, e valorização do jornal na construção da cidadania.

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