Portal Comunique-se

Editora Caras vende revistas e demite jornalistas

nutra brasil - topo mega banner

A Editora Caras se desfez de quatro revistas e demitiu mais de 20 pessoas em março. Em entrevista à reportagem do Portal Comunique-se, a empresa fala em mudança de estratégia

Minha Novela, Tititi, Manequim e Bons Fluidos não estão mais na Editora Caras. A empresa, que há alguns anos estava comprando marcas da Editora Abril, resolveu fazer o sentido contrário e passou a se desfazer dos impressos – as quatro revistas, por exemplo, foram vendidas para a Editora Escala. A reportagem do Portal Comunique-se apurou que pelo menos 20 profissionais foram desligados no mês de março. CEO da Caras Brasil, Edgardo Martolio revelou que a estratégia mudou e que a empresa apostará em operação vertical.

O processo de demissão na Editora Caras Brasil começou há alguns meses e se intensificou em março, conforme apurou o Portal Comunique-se. No total, profissionais de diversas áreas foram cortados. Além dos quatro títulos vendidos, há a revista Máxima, que foi descontinuada. Além disso, as demais marcas, exceto Caras, também serão negociadas. É o que conta o executivo Edgardo Martolio, que fala em crise para explicar o que está acontecendo na empresa.

“Voltamos a focar quase que 100% em Caras. Estamos em mudança estratégica importante. Na realidade, retornamos ao plano que tínhamos desenhado em 2013 e trocamos, quase intempestivamente, perante a oportunidade que apareceu então. Se o Brasil não houvesse entrado em crise tão dramaticamente, esse giro teria sido ótimo porque haveria nos permitido por em prática os dois planos, aquele que postergamos e o novo, esse da inesperada oportunidade”, conta.

Em detalhes, Edgardo Martolio explica que em 2013 a Editora Caras estava empenhada em modelo vertical, ou seja, estratégia que explora a marca Caras no impresso, digital e outros produtos. Porém, em 2014, surgiu a oportunidade de comprar títulos e a empresa aumentou o portfólio, daí a ideia de apostar no formato horizontal. “Pegamos a oportunidade acreditando no país. Isto nos permitiria retomar a qualquer momento o plano vertical com Caras. E, quiçá com mais alguma outra marca das incorporadas nessa aquisição”, diz o executivo.

Leia mais

O CEO da Caras lamenta que o processo não tenha seguido como previsto e acusa a crise que “derrubou qualquer projeção” e ainda transformou 2018 “em um ano perdido”, o que obrigou a editora a escolher. Foi assim que a movimentação começou a ser feita. Edgardo conta que iniciou as negociações dos demais títulos, fazendo com que a Editora Caras aposte somente em uma marca. “Estamos em tratativas para negociar as outras marcas e aguardamos ofertas pelas restantes que ainda constroem nossa horizontalidade”, afirma. A Editora Caras ainda está com os impressos Contigo!, Ana Maria, Aventuras na História, Recreio e Vida Simples.

A reportagem do Portal Comunique-se confirmou que as revista Minha Novela, Tititi, Manequim e Bons Fluidos estão disponíveis para assinaturas por meio da Editora Escala. O CEO Edgardo Martolio não falou sobre as demissões dos profissionais.

Compartilhe

Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

nutra brasil - topo mega banner