Emissora focada em informações sobre a mobilidade da Grande São Paulo, a Rádio Trânsito passa a ter horário produzido por igreja evangélica. Informação é destaque da coluna ‘Ondas Curtas’. O conteúdo é assinado por Anderson Cheni, articulista-parceiro do Portal Comunique-se
Rádio Trânsito (com palavra evangélica)
A Rádio Trânsito de São Paulo (91,1 FM) se rendeu ao arrendamento. Referência na prestação de serviço sobre o caótico trânsito da Grande São Paulo, a emissora, que pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, cedeu a programação da madrugada para a uma igreja evangélica. Agora, a instituição religiosa passa a usar o espaço no dial para “guiar” os ouvintes e fiéis. A faixa arrendada pela Rádio Trânsito vai da 1h às 5h45.
***
Problema com a legislação eleitoral
No dia 18 de julho, a USP FM feriu gravemente a Lei Eleitoral. A rádio mantida pela Universidade de São Paulo, instituição mantida pelo governo estadual, colocou no ar uma matéria gravada de um jornalista da filial do veículo em Ribeirão Preto (SP). O comunicador em questão, porém, é pré-candidato a deputado federal. O jornalista-político é Ferraz Júnior, do Partido Novo. A emissora e os envolvidos na entrevista poderão ser acionados pela Justiça Eleitoral.
A atual legilação eleitoral proíbe o vínculo profissional de candidatos com veículos de mídia durante o período do pleito. Se algum partido político entrar com representação na Justiça Eleitoral, a USP FM pode se complicar. Trinta de junho foi o prazo para que pré-candidatos atuantes em rádios e TVs saíssem do ar. Caso o candidato volte a aparecer no programa, mesmo como comentarista, pode ter o registro da candidatura cassado. Também não pode aparecer em propaganda de qualquer produto durante os três meses de campanha.
****
Nativa FM no interior
A Nativa FM iniciou na última semana as transmissões no 91.5 de Bauru, no interior de São Paulo. A emissora do Grupo Bandeirantes migrou do 1160 AM, anteriormente conhecida como Bauru Rádio Clube, para o espaço em frequência modulada.
***
Jornalismo, Nordeste e internet
O programa ‘Plano Sequência’, exibido exclusivamente na grade digital da Rede TV, completa um ano no ar neste mês de julho. O programa, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora no Ceará, é comandado pelo jornalista Emerson Tchalian. Com estilo de linguagem popular e gravado praticamente sem cortes, o ‘Plano Sequência’ é um dos programas mais visualizados nas redes sociais da Rede TV. Neste primeiro ano, o programa mostrou, entre outros assuntos, uma senzala no interior do Ceará, o maior cajueiro do mundo no Rio Grande do Norte, o crematório de animais e ainda uma técnica que usa pele de tilápia para tratar queimaduras. O ‘Plano Sequência’ vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h. A transmissão é feita via Facebook e canal no YouTube da Rede TV.
***
Cronistas esportivos e… jogadores de futebol
Vem aí a tradicional “Peleja” dos jornalistas esportivos. A esperada 7ª edição da Copa Imprensa Aceesp de Futebol Society terá início em setembro. A diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) informou o calendário completo. A edição deste ano começa em 17 de setembro e vai até 30 de outubro. Os jogos da competição será realizados sempre às segundas-feiras e terças-feiras, a partir das 21h30, na Arena WS (Barra Funda).