COMUNICAÇÃO

Rádio Trânsito coloca igreja para “guiar” fé dos ouvintes

radio transito - igreja - fe - anderson cheni
(Imagem: reprodução)

Emissora focada em informações sobre a mobilidade da Grande São Paulo, a Rádio Trânsito passa a ter horário produzido por igreja evangélica. Informação é destaque da coluna ‘Ondas Curtas’. O conteúdo é assinado por Anderson Cheni, articulista-parceiro do Portal Comunique-se

Rádio Trânsito (com palavra evangélica)

A Rádio Trânsito de São Paulo (91,1 FM) se rendeu ao arrendamento. Referência na prestação de serviço sobre o caótico trânsito da Grande São Paulo, a emissora, que pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, cedeu a programação da madrugada para a uma igreja evangélica. Agora, a instituição religiosa passa a usar o espaço no dial para “guiar” os ouvintes e fiéis. A faixa arrendada pela Rádio Trânsito vai da 1h às 5h45.

***

Problema com a legislação eleitoral

No dia 18 de julho, a USP FM feriu gravemente a Lei Eleitoral. A rádio mantida pela Universidade de São Paulo, instituição mantida pelo governo estadual, colocou no ar uma matéria gravada de um jornalista da filial do veículo em Ribeirão Preto (SP). O comunicador em questão, porém, é pré-candidato a deputado federal. O jornalista-político é Ferraz Júnior, do Partido Novo. A emissora e os envolvidos na entrevista poderão ser acionados pela Justiça Eleitoral.

A atual legilação eleitoral proíbe o vínculo profissional de candidatos com veículos de mídia durante o período do pleito. Se algum partido político entrar com representação na Justiça Eleitoral, a USP FM pode se complicar. Trinta de junho foi o prazo para que pré-candidatos atuantes em rádios e TVs saíssem do ar. Caso o candidato volte a aparecer no programa, mesmo como comentarista, pode ter o registro da candidatura cassado. Também não pode aparecer em propaganda de qualquer produto durante os três meses de campanha.

****

Nativa FM no interior

A Nativa FM iniciou na última semana as transmissões no 91.5 de Bauru, no interior de São Paulo. A emissora do Grupo Bandeirantes migrou do 1160 AM, anteriormente conhecida como Bauru Rádio Clube, para o espaço em frequência modulada.

***

Jornalismo, Nordeste e internet

O programa ‘Plano Sequência’, exibido exclusivamente na grade digital da Rede TV, completa um ano no ar neste mês de julho. O programa, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora no Ceará, é comandado pelo jornalista Emerson Tchalian. Com estilo de linguagem popular e gravado praticamente sem cortes, o ‘Plano Sequência’ é um dos programas mais visualizados nas redes sociais da Rede TV. Neste primeiro ano, o programa mostrou, entre outros assuntos, uma senzala no interior do Ceará, o maior cajueiro do mundo no Rio Grande do Norte, o crematório de animais e ainda uma técnica que usa pele de tilápia para tratar queimaduras. O ‘Plano Sequência’ vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h. A transmissão é feita via Facebook e canal no YouTube da Rede TV.

***

Cronistas esportivos e… jogadores de futebol

Vem aí a tradicional “Peleja” dos jornalistas esportivos. A esperada 7ª edição da Copa Imprensa Aceesp de Futebol Society terá início em setembro. A diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) informou o calendário completo. A edição deste ano começa em 17 de setembro e vai até 30 de outubro. Os jogos da competição será realizados sempre às segundas-feiras e terças-feiras, a partir das 21h30, na Arena WS (Barra Funda).

SOBRE O AUTOR

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, página que está no ar há mais de 10 anos. Apresentador da RIT TV e narrador esportivo do Portal Terra e da Enterplay TV. Proprietário da Cheni no Campo, empresa especializada em locução, narração esportiva e producão de eventos corporativos. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

COMENTAR

COMENTAR