Portal Comunique-se

Saber se comunicar é saber ficar em silêncio

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Portal Comunique-se publica mais um artigo da comunicadora Lygia Pontes. O tema da vez é: comunicar é ir além de contar histórias

Durante a faculdade de Relações Públicas, era comum ouvir que eu estava no curso certo – Comunicação Social – porque eu gostava de falar com as pessoas, tinha facilidade para me apresentar em público e gostava de contar histórias. Eu adorava escutar isso, porque achava que essas eram as principais características de um bom comunicador.

Com o passar do tempo, eu me dei conta de que quanto menos eu falava e quanto mais eu escutava, mais eu conseguia me comunicar melhor. Vejo isso claramente no meu trabalho como advisor, consultora e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Quanto mais eu escuto meus clientes, por exemplo, mais claras ficam as necessidades deles e, consequentemente, mais eu consigo apoiá-los. Também percebo quantos contatos de qualidade eu fiz desde que adotei a postura de ouvir mais e falar menos. Outro ponto que destaco é o desenvolvimento do meu trabalho, visto que, ao prestar atenção ao que é dito, consigo ampliar meu repertório e aprender algo novo.

É claro que minha postura não mudou de um dia para o outro. Fiz isso aos poucos, com o apoio de pessoas em quem confio e também a partir de estudos.

Destaco a seguir algumas recomendações:

  • Aplique as “5 maneiras de escutar melhor“: apresentadas por Julian Treasure, especialista em som, durante palestra no TEDGlobal
  • Use a Escuta extrema: o termo, cunhado pela educadora Nancy Kline, é apresentado por Caroline Webb, no livro “Como ter um dia ideal”. A autora explica que essa escuta pode ser muito útil nas relações no trabalho, porque ajuda o outro a pensar com clareza e, mais importante ainda, com iniciativa. Para colocar a escuta extrema em prática, é necessário considerar os seguintes pontos:
    • Não se trata de você
    • O outro deve escolher o assunto
    • Não interrompa o outro
    • Mantenha contato visual com seu interlocutor
    • Incentive o outro a continuar falando
  • Faça perguntas qualificadoras: esse conceito, também apresentado no livro “Como ter um dia ideal”, de Caroline Webb, indica curiosidade genuína e consiste em fazer perguntas abertas, que convidam a pessoa a compartilhar seus pensamentos, motivações e sentimentos. Alguns exemplos de perguntas qualificadoras:
    • O que você está achando do mercado editorial no Brasil?
    • O que está impossibilitando você de alcançar o resultado desejado?
    • Como imagina o ambiente de trabalho ideal para você?
    • Como surgiu o seu interesse por comunicação?

Finalizando…

É claro que colocar todas essas recomendações em prática de uma vez é um grande desafio. Por isso, se perceber que não irá conseguir, tente apenas uma: escute mais e fale menos.

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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