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A importância do alinhamento entre vendas e marketing

Juiz de Fora, Mg. 7/5/2021 –

Vendarketing é a adaptação em português de Smarketing, como é conhecido o alinhamento entre marketing e vendas. Com o aumento do papel do marketing na jornada de compra, como “primeiro vendedor” da empresa, a parceria entre as áreas de marketing e vendas, se tornou essencial para o sucesso das empresas.

Antes da popularização da internet, o processo de compra e venda era bem diferente. Quando alguém precisava de um produto ou via uma propaganda de seu interesse, ia até alguma loja para saber mais sobre aquilo. Assim, se queria comprar uma máquina de lavar, o vendedor era quem deveria dizer as características de cada modelo, a diferença e os benefícios das tecnologias, os preços etc. A função do marketing se limitava à divulgação e cabia ao vendedor apresentar e explicar sobre o produto ou serviço para o cliente, afinal o consumidor não tinha muitas fontes para buscar informações.

O avanço tecnológico

Com a difusão da internet, isso mudou. As informações estão cada vez de mais fácil acesso e não são exclusivamente do vendedor. Nesse contexto, a equipe de marketing deve assumir uma responsabilidade muito maior e mais estratégica, orientada pelos resultados. É preciso não apenas atrair esse potencial cliente, como também acompanhá-lo durante toda a sua jornada de compra, se relacionando e coletando o máximo de informações possíveis para fornecer à equipe de vendas.

Ao mesmo tempo que a equipe de vendas deve ser mais capacitada e apresentar uma alta qualidade na abordagem, o foco não está apenas em fechar o negócio, mas em agregar valor ao cliente para vender de forma qualificada, afinal, não é só a equipe de vendas que detém as informações. Sendo assim, um time necessita do outro, por isso, é muito importante que os dois estejam alinhados, é isso que trará eficiência nos resultados.

Os benefícios desse alinhamento

Vendarketing é responsável pela difusão do discurso das duas equipes, para que na passagem de bastão de marketing para vendas o lead entenda que ele está falando com a mesma empresa, e não sofra uma quebra de expectativas. Dessa forma, a comunicação entre os dois times será mais efetiva, trabalhando de forma mais eficiente e trazendo resultados em menor tempo.
Além de possuir maior previsibilidade, para que consiga calcular quanto o time irá gerar de receita nos próximos meses, agindo de maneira preventiva caso esse objetivo não esteja sendo alcançado e elaborando um plano de ação para facilitar o crescimento e o desenvolvimento do negócio.

O vendarketing está presente nas ações e estratégias do Hackeando Processos. Para falar com algum dos especialistas, basta acessar http://hackeandoprocessos.com .

Website: http://hackeandoprocessos.com

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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