Google forma 1ª turma em programa de aceleração de startups jornalísticas no Brasil

O programa do Google News Initiative ofereceu mentoria, treinamentos e workshops para 10 veículos brasileiros

A primeira edição do programa de aceleração de negócios jornalísticos da Google News Initiative (GNI) chegou ao fim nesta sexta-feira, 7. Durante o período de 20 semanas, veículos brasileiros classificados como startups receberam mentorias, treinamentos e workshops sobre desenvolvimento de produtos, modelos de negócios e audiência.

A primeira turma do programa oferecido pelo Google foi formada pela Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, São Paulo para Crianças, Galápagos, Núcleo Jornalismo, MyNews e Ponte Jornalismo. Além da capacitação com especialistas, os veículos receberam recursos de até US$20 mil em financiamento.

Segundo texto enviado pelo Google News Initiative ao Portal Comunique-se, o objetivo da ação, que agora será expandida aos países hispanoamericanos, é impulsionar o empreendedorismo e incentivar a produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Como encerramento das ações, na última semana, as startups cumpriram atividades compostas de Demo Days, com a presença on-line de investidores e representantes de fundos de investimento.

Leia mais:

“O GNI Startup Lab incentivou os empreendedores a analisar suas empresas de outro ponto de vista, visando entender o potencial de suas ofertas atuais e descobrir como criar novas vias de receita para estabelecer, estrategicamente, modelos de negócios financeiramente mais sustentáveis”, explicou Fabiana Zanni, coordenadora do GNI Startup Lab no Brasil, no texto.

Ao final do programa, a intenção do Google é que as startups estejam mais equipadas e preparadas conceitualmente para o seu crescimento, de modo que permita uma pluralidade maior de vozes no mercado de jornalismo. Dos veículos que participaram do GNI, 50% foram fundados por mulheres e um terço por negros. Neles, há representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná e Espírito Santo.

“Temos uma preocupação grande com esse tema e a atenção redobrada para não deixar de fora iniciativas que, historicamente, tenham menos oportunidades de alcançar seus públicos no ecossistema de notícias”, ressalta Fabiana, no material enviado.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

KFSH&RC Amplia o Horizonte com um Ano de Conquistas em Três Centros de Excelência

RIADE, Arábia Saudita, May 11, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

19 horas ago

KFSH&RC Amplia o Horizonte com um Ano de Conquistas em Três Centros de Excelência

Saudi Arabia/Saudi Arabia 11/5/2024 - RIADE, Arábia Saudita, May 11, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O…

19 horas ago

Comentário da Best: Baixa Exposição ao Agronegócio para Ajudar as Resseguradoras do Brasil a Enfrentar Inundações

CIDADE DO MÉXICO 10/5/2024 - Devidoàredução da exposição em ramos voláteis de negócios, como o…

1 dia ago

Em maio, campanha alerta para importância da conscientização

Durante o mês de maio, o mundo se une em uma campanha internacional de conscientização…

2 dias ago

Em maio, campanha alerta para importância da conscientização

O maio cinza alerta para importância da conscientização sobre o Câncer Cerebral.

2 dias ago

Pessoas com DPOC podem custar três vezes mais ao empregador

O grande desafio da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é seu diagnóstico tardio, pois os…

2 dias ago