Portal Comunique-se

Repórter Brasil oferece bolsas de reportagem sobre desmatamento

banner - aniversário - comunique-se (1)

A instituição escolherá dois projetos de reportagens que receberão bolsas de R$5 mil

Além da pandemia da Covid-19, outra situação marcou negativamente o ano de 2020 foi o aumento no volume de desmatamento no Brasil. Pensando nisso e com o objetivo de estimular a produção de conteúdos jornalísticos sobre meio ambiente, a Repórter Brasil lança um concurso de bolsas de R$5 mil para reportagens sobre o tema. O programa é destinado a jornalistas e estudantes de todo o país.

Para participar do processo seletivo, os materiais devem utilizar o jornalismo ambiental como forma de investigar e evidenciar quem financia o desmatamento. A ideia é que as pesquisas sejam voltadas, especificamente, ao papel dos bancos e investidores para aumentar esse problema.

De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2020, o Brasil viveu um aumento de 30% em comparação com 2019. Os valores registrados são os maiores dos últimos 10 anos.

Leia mais:

Em texto enviado ao Portal Comunique-se, a Repórter Brasil ressalta que é membro da coalizão internacional Florestas e Finanças, que tem como objetivo promover a transparência e evitar que instituições financeiras apoiem abusos ambientais e sociais. O banco de dados gerado a partir desse trabalho deve ser utilizado para a produção das reportagens.

“A plataforma da coalizão Florestas e Finanças oferece um banco de dados valioso para descobrir a ligação entre grandes bancos, investidores e empresas com risco de desmatamento, que pode ser útil na realização de reportagens sobre o tema”, aponta a Repórter Brasil.

Para participar, os jornalistas interessados devem assistir à live de lançamento do concurso na próxima terça-feira, 11, das 9h às 10h30, no Instagram da Repórter Brasil. As inscrições serão abertas logo em seguida e encerram no dia 20 de maio. Os vencedores serão anunciados no dia 10 de junho.

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista, 23 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

banner-portal-cse-semana-do-cliente-dino (1)

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata