Agência Pública convida leitores a escolherem o que deve ser investigado

A Agência Pública recebe até 26 de outubro de 2017 contribuições em campanha de crowdfunding para financiar a terceira edição da Reportagem Pública, projeto da agência em que os leitores contribuem para o financiamento de reportagens investigativas e têm a possibilidade de escolher quais pautas serão priorizadas pelos repórteres.

Quem participar do projeto terá o direito de entrar no grupo de discussões da Reportagem Pública no Facebook, onde poderá interagir com a equipe da agência. A cada mês, os repórteres irão propor três pautas, incluindo propostas dos leitores, e a mais votada será realizada. Neste ano, a Pública busca arrecadar R$ 80 mil para financiar oito reportagens.

Alguns dos temas para investigação sugeridos pela agência no lançamento da campanha são as fábricas de fake news brasileiras, o avanço da mineração sobre terras indígenas e casos de corrupção no poder Judiciário. Com o mote “Você só sabe da verdade se você investiga”, a Pública visa a reforçar o caráter investigativo de seu jornalismo.

Em edições anteriores do projeto, que existe desde 2013, a agência publicou reportagens sobre temas como a formação da Polícia Militar, violência contra pessoas trans e a imigração de haitianos no Brasil. No total, foram 25 pautas financiadas, e mais de 1700 leitores contribuíram para sua realização. É possível ler os trabalhos da Reportagem Pública aqui.

Além da entrada no conselho editorial desta edição do projeto, os leitores que apoiarem com pelo menos R$ 30 também ganharão presentes, como fotografias, adesivos e cadernos. Entre as recompensas exclusivas, está a HQ Meninas em Jogo, reportagem da Pública nomeada para o Prêmio Gabriel García Márquez em 2014.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago