O ano de 2021 foi de comemoração para o jornalista Aldair dos Santos. Isso porque o projeto de conteúdo digital criado por ele completou uma década no ar. Diretamente de Uberlândia, maior cidade da região conhecida como Triângulo Mineiro, ele comanda o Imprensa & Mídia, site que se propõe a acompanhar os bastidores da televisão, além de destacar o que ocorre na área cultural — sobretudo a de alcance local.
Leia mais:
- Coordenador de comunicação deixa o Grupo Itapemirim
- Último ‘Fantástico do ano’: sem Poliana e com Thiago Oliveira
- Mudanças na pontuação do Ibope. Entenda a questão
Assim, à frente do Imprensa & Mídia, o jovem jornalista-empreendedor Aldair dos Santos tem conquistado audiência e credibilidade. No decorrer do ano passado, por exemplo, o site contabilizou mais de 2 milhões de acessos. Com olhar atento para o que acontece no jornalismo do Triângulo Mineiro, ele tem — cada vez mais — noticiado movimentações do setor.
Em novembro, o Imprensa & Mídia informou que Camila Rabelo assumiria a gerência de jornalismo da TV Paranaíba, afiliada da Record em Uberlândia. Anteriormente, o veículo de comunicação, que passou a ser parceiro do Portal Comunique-se, havia destacado o aniversário de cinco anos de Mônica Cunha à frente do ‘Manhã Total’, a saída de Paulo Eduardo Vieira da TV Integração/Rede Globo depois de 19 anos e a decisão de Túlio Amâncio em trocar a televisão local pela Jovem Pan em Brasília.
Com esse trabalho, o jornalista Aldair dos Santos — que é natural de Serra Dourada, cidade do oeste da Bahia com 17 mil habitantes — tem sido nome frequente no mailing de grandes veículos de comunicação do âmbito nacional. Antes da pandemia, era comum vê-lo em coletivas de imprensa promovidas por emissoras como SBT, Band e Record TV.
No sentido de prestígio e reconhecimento para além dos limites de Uberlândia, ele foi o único jornalista do Triângulo Mineiro a cobrir o evento de lançamento da CNN Brasil, em fevereiro de 2020. Na ocasião, conforme conta em seu próprio site, teve a oportunidade de ficar ao lado de figuras como Evaristo Costa e Reinaldo Gottino.
Dá visibilidade ao meu nome como profissional de comunicação e ao site, pois ambos estão ligados
“Ir a campo, fazer esse networking fora de Uberlândia, em cidades como Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro, é muito importante, pois dá visibilidade ao meu nome como profissional de comunicação e ao site, pois ambos estão ligados. Quando o site foi criado não havia pretensões de chegar onde está, mas os professores na faculdade sempre falaram para empreendermos na área de comunicação e eu vi essa oportunidade”, comenta o jovem publisher da imprensa digital.
Destaque para além de seu próprio projeto de comunicação, o jovem profissional baiano que adotou o Triângulo Mineiro como lar (e local de trabalho) também chama a atenção de forma positiva nas redes sociais, podendo ser considerado um microinfluenciador digital. Somente no Instagram, o perfil editado pelo jornalista soma 10,7 mil seguidores.
Pelo alcance e pelo trabalho desenvolvido no decorrer dos últimos 10 anos, Aldair dos Santos tem ido além de atuar em seu próprio site. Atualmente, ele colabora, com status de colunista social, para outras duas iniciativas de jornalismo. Escreve regularmente para o Tô Na Mídia e para o Integra Notícias (onde há duas semanas contou a história de Marya Violinista, artista de Uberlândia que descobriu o talento para música na igreja).
Ver essa foto no Instagram
Aldair dos Santos: de hobby a site profissional
Selecionado em maio pelo Grupo Comunique-se para ser um dos “embaixadores do jornalismo” em 2021, Aldair dos Santos aproveitou a honraria para contar como deu os primeiros passos com o Imprensa & Mídia. A ideia surgiu quando ele ainda era estudante de jornalismo. Com o tempo, porém, o que era um blog transformou-se em site — e em um negócio para o seu idealizador.
Necessidade de profissionalizar o blog
“Vi a necessidade de profissionalizar o blog e, por isso, saí do Blogspot e o transformei em um site e ainda investi em melhorias no layout e em conteúdos”, comentou Aldair dos Santos na ocasião. Para isso, ele reforça ter tido apoio de amigos, familiares e colegas de faculdade. Assim, destaca-se como um jornalista-empreendedor do Triângulo Mineiro que completou 10 anos como idealizador e editor-chefe do Imprensa & Mídia.