O narrador Galvão Bueno não será a única baixa para o jornalismo esportivo da Rede Globo de Televisão em 2022. Nesta sexta-feira, 1º de abril, o premiado André Hernan pediu demissão da emissora. Ele, que colaborava para a TV aberta e para o Sportv, estava na emissora desde 2004. A informação é a de que o profissional resolveu deixar o canal para investir em projeto de conteúdo no digital.
Leia mais:
Reportagem divulgada por Gabriel Vaquer no site Notícias da TV aponta que o jornalista não deixou apenas a Globo. Deixou, ao menos por ora, o telejornalismo esportivo. Isso porque o futuro dele se dará na internet, especificamente no YouTube. Hernan sai da emissora controlada pela família Marinho para estruturar projeto de conteúdo a ser lançado pela Network Brasil (NWB), empresa que é dona dos canais Desimpedidos e Camisa 21.
A ideia inicial é a de que André Hernan comande um novo canal da NWB na plataforma de vídeos do Google. O projeto deverá ter como foco uma das especialidades do jornalista que tem trilhado carreira na editoria de esportes: notícias sobre movimentações do “mercado da bola”. Ou seja: informações sobre contratações e dispensas envolvendo times de futebol do Brasil e do mundo. Entrevistas com personalidades da modalidade e outros conteúdos relacionados ao meio futebolístico também terão vez na iniciativa — que deverá ser confirmada publicamente pelas partes envolvidas nas próximas semanas.
Para se dedicar ao novo projeto no meio digital, André Hernan pediu demissão da Globo após participar normalmente da edição desta sexta-feira, 1º de abril, do ‘Redação Sportv’. Em 18 anos de casa, ele foi estagiário, produtor e editor. No decorrer dos últimos tempos, destacou-se nas reportagens na apresentação — chegando a figurar na bancada do ‘Troca de Passes’ e sendo o titular do ‘Central do Mercado’.
Na função de repórter, Hernan encerra a sua trajetória na Globo como um profissional multi premiado. Venceu, por exemplo, a categoria ‘Repórter – Mídia Falada’ do Prêmio Comunique-se 2021. Além disso, acumula troféus de melhor repórter de TV na premiação organizada anualmente pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp).
André Hernan: jornalista e influenciador digital
O meio digital não é desconhecido pelo mais novo contratado da NWB. Prestes a comandar um projeto no YouTube, o jornalista já se destaca em outras duas plataformas virtuais. Pelo volume de seguidores no Twitter e no Instagram, André Hernan pode ser considerado um influenciador digital. Na rede mundial de microblogs, registra 241 mil seguidores. No ambiente mantido pela Meta, ele tem cerca de 120 mil seguidores.
Dos dias mais felizes da minha vida! Obrigado a todos que sempre acreditaram em mim! Vamo!!!!🏆 pic.twitter.com/neTl0UIS93
— André Hernan (@andrehernan) November 17, 2021
Leia também: Quem é Renata Silveira, a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na TV Globo?
E mais: SAF: time de futebol é negócio de mídia
E ainda: Eraldo Leite, o Rei de Copas, comanda curso de jornalismo esportivo