Portal Comunique-se

Para Fenaj, Wikipédia não tem legitimidade para avaliar veículos de mídia

Para Fenaj, Wikipédia não tem legitimidade para avaliar veículos de mídia
A entidade se posicionou em nota oficial, publicada no site. (Imagem: reprodução/ Wikipédia).

A entidade destaca que a crítica ao jornalismo é importante, mas deve ser feita “de forma responsável, criteriosa e transparente”

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O posicionamento da Wikipédia no Brasil a respeito da confiabilidade de quatro veículos de comunicação foi criticado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Em nota, a entidade de classe defende que o site não teria “legitimidade para avaliar, julgar e rotular os conteúdos jornalísticos produzidos por qualquer tipo de mídia”.

Leia mais:

O texto da federação refere-se às ações adotadas pela Wikipédia em relação à edição de determinados verbetes relacionados, de alguma forma, com as eleições de outubro deste ano. Entre as medidas adotadas, está a classificação de Brasil 247, Diário do Centro do Mundo (DCM), Jovem Pan e Revista Oeste como fontes não confiáveis.

Leia a nota da Fenaj abaixo:

“Diante de fatos recentes protagonizados pela Wikipédia, que passou a tachar veículos de comunicação brasileiros como “fonte não confiável”, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem a público afirmar, categoricamente, que a enciclopédia digital não tem legitimidade para avaliar, julgar e rotular os conteúdos jornalísticos produzidos por qualquer tipo de mídia.

O Jornalismo é uma atividade complexa, que exige, além do conhecimento técnico e teórico, também comprometimento ético. Como atividade desempenhada por jornalistas, empregados de grandes, médias e pequenas empresas, independentes ou ainda reunidos em coletivos, o Jornalismo – como todas as atividades humanas – está sujeito a erros, mas a sua avaliação é complexa e deve se dar a partir de critérios objetivos e transparentes. E isso é o que tem feito os observatórios de mídia, que avaliam trabalhos específicos e apontam as falhas cometidas.

A Wikipédia, que tem todos os seus conteúdos elaborados de forma colaborativa e, portanto, sem responsáveis diretos, tem contribuído, desde sua criação, para a popularização de informações. A enciclopédia decidiu no passado – não se sabe de quem é a decisão – classificar os seus próprios artigos em categorias que vão de “bons” a “artigos vitais”. No presente, passou a rotular veículos jornalísticos, sem informar quais critérios são utilizados, quais veículos são analisados, quais os períodos de análise, quais as evidências encontradas para o emprego do adjetivo “não confiável”, qual porcentagem do conteúdo jornalístico enquadra-se nas evidências encontradas e quem são os responsáveis pela avaliação de cada veículo.

A crítica ao Jornalismo é importante; a crítica aos veículos de mídia é necessária, mas deve se dar de forma responsável, criteriosa e transparente. Simplesmente rotular alguns veículos de mídia como “fonte não confiável” comprova que a Wikipédia continua sendo ela própria uma fonte não confiável, requerendo de seus usuários a confirmação das informações em fontes seguras.

Brasília, 30 de março de 2022.

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ.”

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner