Portal Comunique-se

Aos 17 anos, rapper Jotapê faz o lançamento do primeiro EP de sua carreira

O rapper de Guarulhos Jotapê, ganhou destaque pelas participações nas batalhas de rima que acontecem por todo país e agora chega com o primeiro trabalho sólido de sua carreira.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Guarulhos, São Paulo. 4/12/2020 – Eu costumo dizer que não vim do zero, mas sim do menos 20.

João Pedro, mais conhecido como Jotapê, sempre esteve inserido no rap nacional, principalmente pela forte influência que recebeu de seu pai, que é um grande fã do gênero. Já o contato com as batalhas de rima se deu ainda na infância, com apenas 8 anos o artista já assistia no YouTube as batalhas de rima que o rapper Emicida participava e tentava decorar cada um daqueles versos. Com o incentivo da família, Jotapê começou a fazer freestyle nas festas de fim de ano e em sua escola. Até que, aos 14 anos, seu pai decidiu levá-lo para participar da batalha de rima que acontece em sua cidade, a “Batalha da Matriz”, e em sua primeira participação já saiu como campeão.

Ali se iniciava a história de Jotapê nas batalhas, que aos poucos foi se consolidando nessa área tão importante do rap nacional. Após anos indo apenas na tradicional batalha de sua cidade, Jotapê começou a explorar novos ambientes. Com isso, foi convidado para participar da Batalha da Aldeia, no centro de São Paulo; da Batalha dos Amigos, em Brasília e da Batalha do Coliseu, no Rio de Janeiro. 

Conforme o passar do tempo, o artista foi sentindo que estava cada vez mais preparado para dar início a sua carreira como rapper, e no ano passado fez seu primeiro lançamento. Após isso, Jotapê ficou cada vez mais engajado e desde então já colaborou em faixas de artistas respeitados dentro do rap nacional, como JayA Luuck, Mc Sid, Tavin e Ecologyk

Agora, para concretizar de fato sua carreira, o artista chega com o EP “Onipresente”. Composto por 5 faixas, todas gravadas pela Bendita Gravadora e produzidas pelo duo Ugo Ludovico e Pedro Senna, o trabalho traz como conceito o crescimento do artista, saindo de um reino abissal e indo direto ao espaço, em uma viagem sem sair do lugar.

A primeira faixa, “Atlântida”, representa o ponto mais baixo e está associada com o lugar onde o artista mora. “Eu costumo dizer que não vim do zero, mas sim do -20.”, cita Jotapê.

Em “Abissal”, Jotapê traz um love song, buscando abordar metaforicamente representar não um local, mas sim o “amor abissal” e toda a profundidade desse sentimento. Essas duas músicas possuem em seus videoclipes o fundo do mar como cenário e são as primeiras do EP. Dando sequência a sua jornada, Jotapê sai de Abissal e chega a “Tellus” – Terra em latim – , não se sente satisfeito por estar naquele lugar e segue sua viagem rumo ao espaço, chegando ao “Cosmos” e finalmente entrando em “Órbita”.

O nome “Onipresente”, surgiu através da ideia de estar em vários lugares ao mesmo tempo, mas sem sair do mesmo. Inicialmente por todo o conteúdo ter sido gravado dentro de um mesmo estúdio, que foi construindo esses diversos universos que o trabalho mostra e principalmente pela viagem que o EP oferece para o ouvinte, de experimentar diversas sonoridades em apenas um lugar.

O EP já está disponível nas plataformas digitais: https://ONErpm.lnk.to/Onipresente_EP

 

 

Website: https://ps.onerpm.com/onipresente

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner