Audiência

Apesar de líder, ‘Fantástico’ fecha ano com recorde negativo

Revista eletrônica exibida nas noites de domingo desde 1973, o ‘Fantástico’ encerrará o ano da mesma forma que outros dois produtos do núcleo de jornalismo da Rede Globo de Televisão: líder isolado em audiência, mas com recorde negativo na média de pontuação do Ibope.

Leia mais:

A relação negativa do “show da vida” com o Ibope no decorrer de 2021 foi noticiada pela coluna editada por Ricardo Feltrin no portal UOL. A partir de dados obtidos junto ao instituto de pesquisa, o colunista informou que o programa fecharia o ano com média de 18,4 pontos e 30% de share (porcentagem entre todos televisores ligados no horário).

Os números apontados por Feltrin foram divulgados antes da última edição do ‘Fantástico’ no ano. A edição exibida no dia 26 de dezembro, no entanto, alteraria o consolidado para baixo. Isso porque, segundo o site O Planeta TV, a média da atração ficou em 17,4 pontos.

Sem contabilizar a última edição, 2021 foi o pior ano de audiência do ‘Fantástico’, superando em um décimo a marca negativa anterior — de 18,5 pontos de média, em 2020. O programa, aliás, fechou o terceiro ano consecutivo em queda na pontuação aferida pela Kantar Media Ibope.

Com o consolidado de mais uma temporada, é possível garantir que, em oito anos, o dominical da Globo perdeu mais de 17 pontos no Ibope. Em 2003, a média de audiência do programa ficou em 35,6, com share superando metade dos televisores ligados: 57,8% de participação.

Perda de audiência além do ‘Fantástico’

O ‘Fantástico’ não foi, contudo, a única atração do jornalismo da Rede Globo a fechar o ano dessa forma. Também líderes de audiência em seus respectivos horários de exibição, ‘Jornal Nacional’ e ‘Jornal da Globo’ fecharam 2021 com a pior média da história em termos de pontuação no Ibope.

Apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, o ‘JN’ teve 24,4 pontos de média no decorrer dos últimos 12 anos. Sob comando de Renata Lo Prete, o ‘JG’ ficou com pontuação de 7,1 na aferição de janeiro a dezembro.

‘Fantástico’: Ibope dos últimos anos

Além de informar que o “show da vida” iria encerrar 2021 como o pior ano de sua história no quesito pontuação do Ibope, Ricardo Feltrin aproveitou para compartilhar com o público a média de audiência do programa dominical no decorrer das últimas duas décadas.

Abaixo, confira, ano por ano, a média de audiência registrada pelo ‘Fantástico’ desde 2001.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

13 horas ago

Seguro de responsabilidade civil tranquiliza advogados

O Seguro de Responsabilidade Profissional: tranquilidade para Advogados é uma maneira de proteger o profissional…

14 horas ago

Best Practice Day retorna ao Brasil em 18 e 19 de junho

Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o…

14 horas ago

Bit Trainers é eleito melhor aplicativo de bem-estar

O aplicativo Bit Trainers, da empresa Bit Heath - que atua com produtos digitais no…

14 horas ago

Cuidados que devem ser tomados ao negociar precatório

Em 2024 foram direcionados mais de R$93 bilhões para o pagamento de precatórios pela União.…

14 horas ago

Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais

No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupação constante para…

15 horas ago